A ex-aluna de Engenharia Eletrônica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) Renata Gomes, foi selecionada para trabalhar na empresa francesa Schlumberger (SLB), para atuar como engenheira de perfuração de campo de petróleo na Indonésia.

A SLB, que atua em 80 países, incluindo o Brasil, é a maior empresa no mundo em prestação de serviços de petróleo.

As faculdades mais tradicionais do País são credenciadas na empresa que escolhe e convida alguns estudantes a participar de seu processo seletivo.

Renata, formada em dezembro de 2005, já conhecia a SLB, pois sua família é de Itajubá – MG, onde uma faculdade recruta engenheiros para a empresa. “Morria de vontade de trabalhar lá! Mas morria de medo do processo seletivo da SLB pois sabia que eles só chamavam os “feras” e os testes eram rigorosos.”, relembra Renata.

SELEÇÃO: A primeira entrevista foi feita na própria faculdade, em Minas Gerais. Os que se saem bem nesta entrevista são convidados a passar um fim de semana em Macaé para conhecer a base, saber mais sobre o trabalho e para mais alguns testes.

A eliminatória do fim de semana concede, aos classificados, a “carta emprego”, convidando para ser funcionário da empresa. “Nesta carta já vem a localidade para onde eu vou, no meu caso a Indonésia. Eramos em 20, 14 homens e 6 mulheres a maioria deles da UFRN, mas eu fui a única mulher que passou!”, explica Renata.

“Em dezembro, quando me formei, entrei em contato com a empresa pra saber se tinha alguma vaga no financeiro, mas o meu “ex-chefe” me respondeu: Você é uma engenheira! A SLB é feita de engenheiros, então você não tem que estar no financeiro!”, relembra.

Renata passará duas semanas na Malásia e depois segue para a Indonésia, onde ficará de dois a três anos.