A pesquisa, divulgada em 2009, que apontou a falta de áreas verdes na maioria dos bairros santistas foi citada na matéria “Por uma Cidade mais verde”

O estudo inédito sobre a arborização urbana de Santos, divulgado em 2009 por pesquisadores e estudiosos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi citado na matéria de uma página “Por uma Cidade mais verde”, do jornal A Tribuna, desta quarta-feira (15). A reportagem foi publicada no caderno Local, página A-6.

A matéria fala sobre o Plano Municipal de Arborização Pública, que está em análise pela Procuradoria Geral do Município e prevê plantar em Santos 30 mil árvores nos próximos seis anos. Para dar conta do recado e aumentar o índice de área verde por habitante, o Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depav), da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), promete 1.500 plantios em 2012 e 5 mil por ano, a partir de 2013 e até 2018.

A publicação destaca que, segundo estudo divulgado pela Unisanta, em 2009, bairros como Campo Grande, Encruzilhada, Rádio Clube e Vila Belmiro apresentavam índices inferiores a 0,3 m² de área verde por habitante, quando o preconizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana é de no mínimo 12 m²/habitante.

Inédito até então, o estudo realizado na parte insular da Cidade foi realizado pela coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, Profª. E engenheira Alexandra Franciscatto Sampaio, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Ms. Nelson Gonçalves de Lima Júnior, e os biólogos Renan Ribeiro e Paulo de Salles Sampaio.