O psicólogo esportivo e diretor do curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Fefesp – Unisanta), João Barros, foi fonte em entrevista intitulada de “Psicológico costuma fazer a diferença”, da matéria “Receita para a zebra não pegar o Peixe”, publicada no Caderno Esportes do Jornal A Tribuna de quarta-feira, 18/05.

A matéria falava sobre a partida decisiva do Santos, contra o Once Caldas, pela Copa Libertadores da América, que acontece nesta quarta-feira, 18/05. Barros falou sobre o estresse psicológico, devido a maratona de jogos. Segundo ele este estresse tem uma recuperação mais lenta do que o estresse físico.

O psicólogo falou que as pressões vão se acumulando, às vezes, no final dos campeonatos mais longos, quando o time precisa de estrutura. O time está emocionalmente cansado e, por isso, acaba perdendo.

De acordo com o diretor da Fefesp, quanto mais rápido o time se despedir do último resultado, melhor será a concentração para a próxima partida. Barros explicou na matéria que é possível reformular o comportamento do time em apenas três dias, tranqüilizando os torcedores santistas.

Ele recomendou ao time não abrir espaço pra desmotivação. “Dessa forma a situação provavelmente será positiva.”, afirmou.