O Jornal A Tribuna de sábado, 11/06, publicou uma reportagem no caderno Baixada Santista, intitulada “À espera da estação meteorológica”, sobre o projeto de criação de três estações meteorológicas , enviado pela Prefeitura de Santos ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Uma das fontes da reportagem foi Gilberto Berzin, coornador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Ele comentou sobre o projeto de instalação de um marégrafo, aparelho que acompanha o fluxo e o refluxo das marés.

Berzin ressaltou que a escolha do local pra a instalação do marégrafo é fundamental e sugeriu a colocação dos equipamentos no cais da Alemoa e na Ilha do Clube de Pesca.