A habitação social na Região Metropolitana da Baixada Santista foi tema de uma reportagem de três quartos de página publicada no Caderno Baixada Santista do Jornal A Tribuna desta terça-feira (23/8). Na matéria “Moradia requer integração”, entre os especialistas que comentaram o assunto está o Coordenador da Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Nelson de Lima.

Os entrevistados opinaram sobre a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), pelo Instituto Impacto e pela Ecovias. De acordo com a reportagem, os especialistas concluíram que “não é possível avançar em Habitação Social atacando o problema isoladamente”.

Lima falou sobre desenvolvimento social. Para ele, é preciso unir à discussão da casa própria saídas para fomentar um sistema público de qualidade, em transporte, saúde, saneamento e abastecimento de água.

O coordenador da Faculdade também comentou sobre o aumento no custo da produção e comercialização de moradias, o que para ele não é novidade. Ele acredita que o planejamento habitacional entre as cidades, o Estado e a União é a solução do problema, que já aconteceu em outras cidades, como Macaé, citada na reportagem.