O jornal A Tribuna desta sexta-feira (10), noticiou o convênio entre a empresa italiana Saipem, fornecedora da Petrobras na região, com a Universidade Santa Cecília (Unisanta). A matéria de meia página foi publicada no Caderno Economia, página C-4 do jornal.

A reportagem explica que o objetivo do acordo é incentivar e facilitar a integração entre a empresa e a Universidade na qualificação da mão de obra no setor; na organização de projetos de treinamento específicos para o óleo e gás, no desenvolvimento de pesquisa e atividades laboratoriais e na criação e disponibilização de banco de currículos, para seleção de funcionários.

Em entrevista ao jornal, a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, ressalta a importância do acordo firmado. “Hoje é um grande dia para celebrarmos essa parceria, que há muito tempo já vem sendo conversada. Inúmeros benefícios serão concretizados a partir de agora e que significarão a melhoria, principalmente, da pesquisa e das ações tecnológicas para a empresa, funcionários, pesquisadores, professores e todo setor onshore e offshore da Baixada Santista”.

A assinatura aconteceu na última quarta-feira, dia 8, às 10 horas, na Sala de Atos da Universidade, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 277.

Saipem – A Saipem do Brasil é uma das empresas mais experientes na instalação de equipamentos submarinos para a indústria de Petróleo e Gás. De origem italiana, é a primeira grande companhia dessa área, com exceção da Petrobras, a se instalar na região.

A multinacional pretende construir uma base logística em Guarujá, na altura da entrada do Porto de Santos, a qual se tornará a primeira unidade no litoral paulista de apoio às demandas do pré-sal. A fase inicial irá armazenar e embarcar dutos submarinos para os projetos da Petrobras.