O Jornal A Tribuna noticiou em uma página inteira, o aparecimento de peixes de água doce nos canais santistas nos últimos anos.

Segundo o jornal, muitas pessoas estão praticando pesca e especulando sobre a presença das tilápias nos canais. Os moradores ao redor criaram a teoria de que a prefeitura tenha colocados os peixes para acabar com as larvas do mosquito da dengue.

O biólogo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Matheus Rotundo, estuda o fenômeno desde 2009 em busca da descoberta do mistério. E ele tem uma boa pista: a tilápia é um peixe ornamental. Há alguns criadores nos morros de Santos. “É quase certo que alguma chuva tenha transbordado os criadouros, e os filhotes tenham entrado na rede de esgoto”, diz ele ao jornal. Ele afirma que não sabe ao certo quando isso aconteceu, mas com certeza antes de iniciar o estudo.

Quanto aos pescadores que se alimentam dos peixes, o biólogo alerta sobre o risco: “Não existe um estudo de qualidade ambiental da água, nem dos peixes. Pode haver a contaminação por produtos químicos que entram pelo estuário”, adverte na entrevista.

A publicação, com o título “O canal está para peixe”, saiu nesta sexta-feira, (16) na página A8.