Diminuir lesões de trabalho, como problemas de coluna, dores na lombar e inflamações em geral, além de promover o relaxamento e a melhoria do sistema emocional do funcionário. Com esse objetivo, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) realiza, desde 2003, aulas de ginástica laboral destinada aos funcionários de diversos setores.

As aulas são ministradas pelo professor Leonardo Teixeira Ramos, da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP) e Curso Superior de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social da UNISANTA. O professor vai aos locais de trabalho e aplica os exercícios por quinze minutos, três vezes por semana.

Na mídia – A atividade foi destaque no caderno AT Revista – Jornal A Tribuna, edição do dia 19 de agosto, e em matéria publicada no mês de maio, do Jornal do Boqueirão.
Algumas empresas se interessaram pelo projeto de Ginástica Laboral, destinado aos funcionários da Universidade. “Fui procurado por um representante da Droga Raia, do bairro de Bela Vista, em São Paulo, solicitando o projeto completo, com os exercícios que desenvolvo com os nossos funcionários”, afirma Ramos.
Coincidentemente, este ano, a revista do Conselho Regional de Educação Física (CREF) divulgou que 2007 é o ano da ginástica laboral.

O início – A partir de questionários depositados pelos trabalhadores em uma caixa de sugestões, Marcus Teixeira Penteado, assessor da Presidência, teve a idéia de implantar o alongamento. “A UNISANTA está permanentemente atenta ao desempenho de cada funcionário, acompanhando seus esforços para gerar resultados e sua capacidade de oferecer soluções ao cotidiano da empresa. São exercícios preventivos que mantêm os funcionários motivados”, afirma Teixeira Penteado.

Segundo Ramos, a maioria dos trabalhadores que faz o alongamento é sedentário. “No começo, muitos reclamavam de dores no corpo, mas ao longo de três semanas, houve melhora na flexibilidade, na confiança e na auto-estima dos funcionários”. O alongamento compreende exercícios para os membros superiores, inferiores, pernas, coluna, entre outros, ajudando a reduzir as tensões musculares e emocionais, a liberar os movimentos bloqueados, além de ativar a circulação.

Um total de 160 funcionários participam das aulas. Um dos mais animados é o encarregado da limpeza, Antônio Barbosa dos Santos. “A ginástica nos deixa mais alegres e melhorou nosso humor. Quando não faço a aula, fico com saudade. A proposta da UNISANTA foi excelente”, disse Santos.