O semanário Boqnews, dos dias 14 a 20 de setembro, divulgou o primeiro encontro sobre Acessibilidade no Porto de Santos, realizado na quinta (12) e sexta-feira (13/9), na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A matéria deu destaque ao geógrafo português João Figueira de Sousa, membro do Comitê Científico Internacional da Associação para a Colaboração Entre Portos e Cidades (Rete) e docente da Universidade Nova de Lisboa.

Conforme publicado, Sousa disse que o principal desafio de uma cidade portuária é desenvolver-se como uma cidade portuária. “Nessas condições não se pode contar somente com os interesses da cidade. Impactos vão existir. A adaptação é necessária”. O exemplo mencionado por Figueira de Souza foi o porto artificial de Leixões em Matosinho, próximo à cidade do Porto.

Outro tópico que o Boqnews abordou foram os investimentos em infraestrutura no porto de Santos a fim de diminuir os gargalos que são feitos entre Itaquaquecetuba e Suzano, segundo proposta da Secretaria de Planejamento de Cubatão. O objetivo é também reduzir o gargalo no Vale do Paraíba. O investimento ultrapassa R$ 300 milhões, segundo o jornal.

Confira a matéria na íntegra

boqnews