Links com a arquitetura, a literatura, música, cinema e fotografia estão entre as atrações de setembro a novembro, além do movimento Occupy Cinema.

Cidades Criativas será o tema das atividades culturais promovidas pelo Cineclube Lanterna Mágica e Sistema Integrado de Bibliotecas (SIbi) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) nos meses de setembro, outubro e novembro. O conceito de Cidade Criativa, que proporciona o bem estar das pessoas e a sustentabilidade na cidade, com soluções para a transformação urbana e social, estará presente em toda a programação do Cineclube. Ciclos de cinema, bate-papos, saraus e cursos de fotojornalismo estão entre as atividades de difusão cultural e formativas abertas ao público.

De acordo com o produtor cultural e coordenador do Lanterna Mágica, Eduardo Ricci, a ideia surgiu com o projeto Verticidades, que tem como objetivo retratar o mundo a partir das esquinas, além da leitura de livros sobre Cidades Criativas. Os temas sobre cidades e urbanidades sempre chamaram a atenção, e atualmente,  com as manifestações das pessoas por cidades melhores e reivindicações de transportes públicos,  o assunto e as atividades culturais propostas por Ricci  abrem possibilidades de ampliar os debates e cursos a respeito.

Programação – Difusão Cultural (eventos gratuitos)

O filme A Insustentável Leveza do Ser integra a programação do Ciclo Cinema Sem Partido.
O filme A Insustentável Leveza do Ser integra a programação do Ciclo Cinema Sem Partido.

Ciclo Cinema Sem Partido – As atividades terão início com o Ciclo Cinema sem Partido, dia 18/9, com a  exibição de filmes que mostram a ocupação de grandes manifestações através do cinema. As sessões serão realizadas gratuitamente, sempre às quartas-feiras, às 19 horas, no Cineclube, Rua Cesário Mota, 8 – 5º andar.

Entre os filmes que fazem parte do Ciclo estão: Dia 18/9 – A Insustentável Leveza do Ser (EUA, 1988); Dia 2/10 – Z (FRA/ARG, 1969); Dia 9/10 – Eles Não usam Black-Tie (BRA, 1981); Dia 16/10 – Os Sonhadores (ITA, 2003); Dia 23/10 – Domingo Sangrento (ING/IRL, 2002); Dia 30/10 – Milk, a Voz da Igualdade (EUA, 2008); Dia 6/11 – A Onda (ALE, 2008) e Dia 13/11 – No (CHL, 2012).

Roteiros em Série – As Entrelinhas da Narrativa Audiovisual – O Cineclube exibirá a primeira temporada da série Mad Men, em sessão especial para discutir e ensinar sobre roteiro e produção audiovisual. Os debates terão como base o livro Story, de Robert Mckee. Dias 26/9 e 7/11, às 15 horas, no Cineclube.

Conexão Cultural – Cidade Criativa – No dia 22/10, às 19h, o Sistema Integrado de Biblioteca realizará um debate entre especialistas sobre as mudanças necessárias e possíveis na cidade pós-industrial, além da relação entre urbanismo e cultura no processo de revitalização do viver social nas atividades criativas. Entre os convidados está o secretário de Planejamento Urbano de Santos e coordenador do curso de Arquitetura da Unisanta, Prof. Nelson Gonçalves de Lima Junior; o docente Luiz Nunes, também do curso de Arquitetura da instituição, e um especialista em Cidades Criativas. O debate será realizado no Cineclube.

Occupy Cinema – De 21 a 25 e dias 28 e 29/10, o público poderá participar do Occupy Cinema. Trata-se de instalações com projeções montadas no pátio do Bloco E, onde as pessoas se acomodarão em cadeiras dispostas como os bancos de um ônibus, e terão a sensação de participar como passageiros de um transporte coletivo. A atividade é uma analogia aos movimentos realizados em Wall Street e outras partes do mundo.

Sarau Entre Livros – Chico Poeta Buarque – Realizado no dia 29 /10, às 20h30, o sarau será uma conversa litero-musical sobre a poesia presente nas letras das músicas compostas por Chico Buarque, com a participação do público na declamação de poesias relacionadas ao universo musical do compositor. “Com as cenas recentes das manifestações, a poesia irá mostrar que a cidade pode ser ocupada pelas pessoas”, afirma Ricci. O evento contará com a participação especial do grupo musical Multiversos. Local: Biblioteca da Saúde da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8 – Bloco E – 5º andar.

Programação – Difusão Cultural (curso pago)

Touch Midia – Curso de Fotojornalismo – Curso de extensão universitária sobre o uso de dispositivos móveis, como smartphone, tablet e suas integrações com máquinas fotográfica DSRL, no fotojornalismo esportivo e cultural. Totalmente prático e criativo, os participantes utilizarão seus dispositivos multimídias para fotografar. O curso é pago. Os interessados devem se inscrever na Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta, Rua Cesário Mota, 24, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 18h às 22h e aos sábados, das 8h às 12h.

Apoio e informações: Os eventos contam com o apoio cultural do Cine Paradiso. Outras informações podem ser obtidas no Cineclube, pelo telefone (13) 3202-7100, ramal 257 e 147, pelo e-mail: ricci@unisanta.br ou pelo site www.unisanta.br/cineclube