Além do diagnóstico do setor portuário, será apresentado o estudo de caso relativo ao Terminal Itaoca Offshore, primeiro porto brasileiro e obter a certificação ambiental AQUA-Portos no Brasil.

Nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, das 14h às 17h, no Consistório da Universidade Santa Cecília –  Unisanta, em Santos, acontece o ciclo de palestras cujo foco principal é apresentar como os portos brasileiros poderão se tornar mais sustentáveis utilizando-se do processo de certificação ambiental portuária – AQUA-Portos.

Sob curadoria do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária CILIP-USP, em parceria com a Fundação Vanzolini e a Universidade Santa Cecília, através da Coordenadoria de Pós-Graduação e do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – NEPOMT, o evento contará com especialistas que abordarão como tema o processo de Certificação Ambiental Portuária AQUA-Portos e a certificação de sustentabilidade AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), de origem francesa e reconhecimento internacional.

Na ocasião, será apresentado um diagnóstico do setor portuário brasileiro, bem como um panorama global sobre a certificação de empreendimentos sustentáveis, além do desenvolvimento da certificação ambiental portuária, com estudo de caso do primeiro porto – Terminal Itaoca Offshore – a obter a certificação ambiental AQUA-Portos no Brasil.

O AQUA-Portos inclui requisitos de um sistema de gestão de portos – SGP e critérios e indicadores de desempenho ambiental e de qualidade de vida para a avaliação desse tipo de construção. O Referencial Técnico foi elaborado pela Fundação Vanzolini em parceria com o Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária CILIP- USP, na medida em que o projeto, dedicado exclusivamente à prestação de serviços para a indústria de petróleo e gás, se desenvolve, considerando a harmonização dos aspectos teóricos e práticos. O evento é destinado aos profissionais e interessados na área portuária e ambiental.

Programação das palestras – das 14h às 17h-

1) Apresentação e abertura.

2) Sistema portuário brasileiro e desafios – Dr. Rui Carlos Botter – Coordenador Geral do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP-USP)

3) Abertura para perguntas.

4) Apresentação do processo de certificação AQUA-Portos – Dr. Manuel Martins e Bruno Casagrande (Fundação Vanzolini)

5) Abertura para Perguntas.

6) Apresentação do processo de certificação AQUA-Portos e case  – Dr. Newton Narciso Pereira (CILIP-USP)

7) Abertura para perguntas e questionamentos.

8) Encerramento.

Local:

Universidade Santa Cecília – UNISANTA – Consistório

Rua Oswaldo Cruz, nº 277 – Boqueirão – Santos – SP

Alzira hisgail e eduardo gomes
(55.11) 3675.0809 | (55.11)  99292.9126
www.ateliedetextos.com.br | atelie@ateliedetextos.com.b

assecom@unisanta.br     32-027113

Inscrições e informações:    posgraduacao@unisanta.br