Os autores, formados em 2015, já estão empregados na área

Ex-alunos do curso de Administração da Universidade Santa Cecília (Unisanta) fizeram um projeto profissional de conclusão de curso com um tema inusitado: a criação de um plano de saúde para cães e gatos. O projeto, chamado Quatro Patas, foi considerado o melhor de 2015. Seu objetivo foi avaliar e comprovar a viabilidade econômica da criação de empresa fictícia.

Os quatro integrantes  já estão empregados na área de Administração: Murilo Souza é analista de Logística na Bacardi; Barbara Carolina da Silva trabalha como auxiliar de faturamento no Grupo Libra, Vanessa Carvalho é sócia proprietária de uma corretora de seguros e Thaísa Silveira é analista de Recursos Humanos em uma construtora.

A Quatro Patas funcionaria nos mesmos moldes dos planos para pessoas. Ou seja, atuaria como agente intermediário entre os clientes, que seriam os donos de animais domésticos, e seus parceiros credenciados (clínicas e profissionais especializados em cuidados veterinários). A organização teria sede e atendimento na cidade de Santos.

“Os planos oferecidos pela empresa seriam: bronze (ambulatorial); prata (hospitalar); ouro (cobertura completa). Estes planos poderiam ser contratados em três diferentes modalidades, definidas de acordo com a quantidade de pets que cada dono deseja matricular: standard (até dois animais); premium (três a dez animais) e master (acima de dez animais)”, diz Murilo.

O grupo pesquisou e não encontrou nenhuma empresa do segmento atuando com sede em Santos, com planos de assistência a animais. “Existe apenas uma organização com sede em São Paulo, e que tem convênio com poucos veterinários atuando a domicílio em Santos e região”.

Uma das integrantes do grupo possui seis gatos, sendo que um deles sofria de asma e precisava de um plano de saúde para tratamento, já que, devido à doença, os gastos com consultas veterinárias eram muito altos. A ideia partiu dela.  Os alunos pesquisaram o setor pet no Brasil, identificando nele um grande potencial de crescimento, principalmente pelo fato de que o País é o segundo maior consumidor de produtos pet (em faturamento), além de contar com a quarta maior população de animais domésticos do mundo e a segunda maior em número de cães e gatos”, relembra Murilo.

Aprendizado – O grupo não viabilizou o projeto, por falta de capital, mas acredita que o trabalho contribuiu para o crescimento profissional de todos. “Mesmo atuando em áreas diferentes, conseguimos relacionar muitos conceitos aprendidos ao longo da construção do projeto em nossas atividades e somos mais assertivos nas diversas decisões que precisamos tomar em nossa rotina de trabalho. Além disso, hoje temos maior consciência da complexidade e importância das interações entre diferentes setores de uma organização, para que ela alcance o sucesso”, acrescenta o ex-aluno.

“Os maiores aprendizados foram: desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe; colocar em prática toda a aprendizagem teórica adquirida ao longo do curso e cumprir fielmente todos os prazos, evitando, assim, a perda de pontos, que influenciariam na nota final do projeto”.