Engenheiro de Computação formado pela Universidade Santa Cecília, Motasem El Malat atua hoje como especialista em tecnologia no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Fundado há quase 80 anos, o SENAI faz parte do que é reconhecido como Sistema Indústria, do qual participam também instituições como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o SESI (Serviço Social da Indústria) e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

Na empresa desde 2018, Motasem trabalha atualmente no Instituto SENAI de Tecnologia. “Atuo no setor de Tecnologia da Informação (TI), atendendo empresas e indústrias e tendo como atribuições entrevistar clientes para coletar e documentar os requisitos dos novos projetos, desenhar, junto com outros especialistas, a arquitetura da solução a ser desenvolvida para os clientes, desenvolver softwares, elaborar propostas técnicas, entre outras responsabilidades”, explica o ex-aluno, que se diz constantemente desafiado com novas tecnologias e projetos de inovação.

Trajetória – Motasem nasceu em Santos em 1995, mas foi para o Líbano quando tinha 5 anos de idade para aprender a língua, as tradições e os costumes, só retornando ao Brasil em 2011, já adolescente. Ele diz que o maior desafio que enfrentou foi justamente o idioma durante o período de sua graduação na Unisanta.

“Eu só falava inglês, árabe e um pouco de francês. Na época, eu não tinha proficiência em português e achava difícil entender tudo o que os professores falavam. Quando entrei na faculdade, meu objetivo desde criança, eu precisei fazer um curso de português, porque as frases e palavras utilizadas eram muito complexas para a minha compreensão. No início, eu sempre precisava assistir à aula mais de uma vez. Foi um período difícil, porque eu fazia Engenharia de Computação de manhã, trabalhava à tarde, estudava e fazia cursos de português e matérias de interesse à noite. Me alternava entre Guarujá, onde morava, o trabalho e a universidade, em Santos, e a escola de cursos, em São Vicente. Além da correria, passei muitas noites sem dormir para poder estudar e levar minhas dúvidas para o professor no dia seguinte. Eu só tenho que agradecer aos professores, que foram muito pacientes e atenciosos comigo”.

Formado em 2018, sua dedicação e comprometimento o levaram a ser premiado, durante a cerimônia de formatura, como o aluno com o melhor desempenho acadêmico da sua turma.

Sobre o seu período como aluno da Unisanta, Motasem entende que todo o aprendizado obtido lhe foi útil e aconselha que os estudantes entendam o quanto antes que ninguém trabalha sozinho nem somente com o que gosta. “Um engenheiro trabalha em equipes com projetos que englobam várias áreas do conhecimento, então devemos buscar melhorar as nossas habilidades de comunicação e aprender um pouco de cada área ou cada tecnologia do mercado para sermos mais competitivos e termos mais oportunidades”, revela.

Buscando constantemente se aperfeiçoar e crescer profissionalmente, o ex-aluno revela que atualmente está realizando um curso de pós-graduação voltado para a área de inteligência artificial e aprendizagem de máquina, sua área de interesse: “Eu me sinto muito feliz com as minhas realizações e com todo o meu processo de adaptação. Atualmente, eu me considero mais brasileiro do que libanês”.

Fonte: https://engenharia.unisanta.br/computacao/