Na sexta-feira (05/03), aconteceu a reunião da Asociación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades – RETE-LATAM, com a nova presidente, Sra. Teófina Martínez, também presidente do Porto de Cádiz, na Espanha. A Unisanta e o Brasil estiveram representados no evento on-line, através da professora Maria Cristina Gontijo, atual coordenadora do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – NEPOMT, e do professor Adilson Luiz Gonçalves, atual coordenador do Núcleo Avançado da RETE no Brasil, com sede na Unisanta.

Durante a reunião, que contou com representantes da Espanha, Itália, Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica e Peru, foram apresentados planos para a Organização.

Maria Cristina destacou o papel da Unisanta e do NEPOMT em pesquisas voltadas à proteção do meio ambiente e ao Direito Marítimo e Portuário, bem como os compromissos assumidos pelo Brasil e pelos portos brasileiros junto aos organismos internacionais. Adilson Luiz apresentou à presidente da RETE-LATAM a agenda para este ano, que inclui o acompanhamento do processo de desestatização de portos, sobretudo do Porto Organizado de Santos; a implantação da Ferrovia Interna do Porto de Santos – FIPS; a revitalização do cais do Valongo; a participação em programas da mídia especializada em portos; a participação em eventos do setor, incluindo OAB e Maritime Law Academy, entre outros.

Ambas as propostas foram desenvolvidas em parceria entre os dois Núcleos, que também colaboraram na elaboração do curso de pós-graduação remoto em Direito Marítimo e Portuário, criado pelo Prof. Dr. Celson Peel, da Escola de Direito EaD Unisanta.

RETE

A RETE é uma associação internacional sem fins lucrativos, cujos objetivos são promover a colaboração entre portos e cidades, analisar e interpretar as dinâmicas e fenômenos que se manifestam nessas relações, explorar seus horizontes e elaborar cenários e estratégias que contribuam para a construção de seu futuro.

Criada em 2004, inicialmente reunindo cidades e portos espanhóis, italianos e portugueses, a RETE (rede, em italiano) vem ampliando suas atividades.

A Unisanta passou a integrar a RETE em 2013. O Núcleo Avançado RETE-NEPOMT-Unisanta tem orientado, coorientado ou colaborado no desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso de graduação em Direito e Administração e pesquisas de pós-graduação nas áreas de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, sempre com foco em desenvolvimento sustentável. Também tem apresentado trabalhos em eventos nacionais e internacionais, tendo como tema a relação porto-cidade, em seus múltiplos aspectos: logísticos, urbanísticos, de infraestrutura, etc.