Mestre em Direito da Saúde pela Universidade Santa Cecília – Unisanta, Bruno Chancharulo de Barros foi aprovado no concurso de financiamento de pesquisa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em Portugal, e desenvolverá sua tese de doutorado em Direito Público no Centro de Investigação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no mesmo país.
O jurista conquistou a 16ª colocação entre as 22 vagas ofertadas na área científica das ciências jurídicas. Ao todo, mais de 4 mil candidatos participaram do concurso, distribuídos em diferentes áreas do conhecimento. Sua pesquisa tem como tema as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na gestão dos serviços públicos de saúde, em um estudo comparado entre o SUS (Sistema Único de Saúde), no Brasil, e o SNS (Serviço Nacional de Saúde), em Portugal.
De acordo com Bruno, o objetivo é identificar vulnerabilidades e propor caminhos para o aperfeiçoamento desses sistemas, sobretudo, nas Parcerias Público Privadas. O início das atividades está previsto para fevereiro de 2026, com duração de quatro anos para a execução da pesquisa.
“O tema é contemporâneo, uma vez que há interesse social para preencher uma lacuna existente nas deficiências da relação entre o Poder Público e o setor privado na gestão de unidades de saúde, a fim de lançar luz sobre os interesses dos usuários dos sistemas públicos de saúde brasileiro e português”, explica.
Para ele, os conhecimentos adquiridos no mestrado da Unisanta foram essenciais para sua formação científica.
“O curso de mestrado me proporcionou domínio das metodologias de pesquisa e um contato direto com o debate internacional da comunidade científica. A universidade estimula seus pesquisadores a transformarem o conhecimento em ferramenta de impacto social, o que fortaleceu meu senso crítico e meu compromisso com a pesquisa aplicada ao interesse coletivo. Foi essa base que me impulsionou a desenvolver o projeto sobre as PPPs em saúde e a conquistar a bolsa da FCT”, afirma.
Ele acrescenta: “A Unisanta é uma referência nacional na interface entre o Direito e a Saúde Pública. Ao pesquisar sobre linhas de investigação nessas áreas, identifiquei na instituição um espaço sólido para aprofundar o tema, aliado à presença de um corpo docente altamente qualificado. Os professores doutores da Unisanta foram fundamentais para orientar meu percurso científico e contribuir para o amadurecimento acadêmico que culminou na defesa da dissertação em dezembro de 2022 e, posteriormente, no lançamento do meu livro ‘Democracia no SUS’ pela editora dialética em 2023”, conclui.
