Escritora premiada e ex-aluna de Pedagogia da Unisanta, Viviane Veiga Távora acaba de lançar seu mais novo livro: O Decifrador de Poemas, publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), após ter sido escolhido em Concurso Nacional CEPE de Literatura Infantil e Juvenil. A pedagoga também é autora de Mareliques da Praia-Louca (Editora Bicho que Lê), e até o final do ano publicará Pé de Alguma Coisa Pede Outra (Ministério da Educação), Cordel de Santa Teresinha (Ministério da Cultura) e Pé de Limerique (Panda Books).

Viviane começou a escrever em 2007, após ter participado de oficina de escrita criativa com a autora Regina Gulla, em São Paulo. Desde então, se dedica a estudar e aprimorar seus textos em verso e em prosa. Possui dezenas de livros escritos que estão à espera de uma editora ou releitura da autora. Realizou curso de escrita literária avançada no Instituto Camões, em Portugal.

PrêmiosMareliques da Praia-Louca, de sua autoria, foi selecionado entre os “30 melhores livros-infantis do ano”, promovido pela revista Crescer. Entre os principais prêmios literários que já recebeu estão: II Concurso Literatura para Todos, do Ministério da Educação em 2007/2008; Edital para Publicação de livros no Estado de São Paulo, sendo vencedora em 2010 e suplente em 2009 e 2011; Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – Edição Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura, em 2010 e Mapa Cultural Paulista, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com poema e crônica, em Fase Regional (2009/2010) e Estadual (2011/2012).
Além de escritora, Viviane é idealizadora e coordenadora pedagógica de diversos projetos culturais, nas áreas de Formação Cultural e Leitura e Literatura. Desenvolveu e participou dos projetos: Literatura para Todos no Dique, realizado com apoio da FUNARTE/Ministério da Cultura no Instituto Arte no Dique, em Santos; Projeto Portal Panapaná e Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques 2012, ambos com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, entre outros.

“Acredito que somos o que vivemos. Eu sou o que sou também pelas experiências vividas na minha formação acadêmica, sobretudo no curso de Pedagogia. Além de todo conhecimento teórico e técnico, trago comigo o respeito dos professores, a importância da valorização do aluno e o que ele traz consigo, respeitando as diferenças. Essa é a lição mais viva que trago comigo”, destaca Viviane.