Formado na Unisanta, vice-presidente da Usiminas visita a instituição

683

O bom filho a casa torna. A alta direção da Universidade Santa Cecília – Unisanta recebeu, na última terça-feira (3/11), a visita do vice-presidente industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto, e do diretor da Usina de Cubatão, Mateus Alexandre da Silva. Além de estreitar o relacionamento entre a Universidade e a empresa, o encontro também teve um outro significado especial. Depois de mais de 20 anos, Américo retornou à Unisanta, onde se graduou em Engenharia Elétrica, e pôde rever docentes, laboratórios e outros locais que fizeram parte de sua vida acadêmica.

“Eu me formei aqui na Unisanta, em 1999 e, quando fui promovido a vice-presidente industrial, vi, no LinkedIn e no Facebook, que alguns alunos que estudaram aqui na minha época compartilharam as suas conquistas profissionais com a participação da Unisanta. Eu tinha muita vontade de ser engenheiro, eu sou carreirista da Usiminas, estou lá há 30 anos e, quando eu vi as reportagens feitas com colegas, ex-alunos, aquilo me chamou a atenção”, disse o engenheiro.

Assim como seus amigos, Américo afirmou que também gostaria muito de representar a instituição onde se formou. Sua história acadêmica e profissional foi contada em uma matéria da editoria Talentos Unisanta e divulgada no site da instituição. Além disso, ele gravou um vídeo para a Feira de Profissões da Universidade, inspirando muitos alunos e ex-alunos com sua trajetória profissional.

“A Unisanta foi a precursora, foi quem possibilitou que eu conseguisse exercer minha profissão como engenheiro e depois, no futuro, como gestor. Tenho muito orgulho de ter estudado aqui, das minhas conquistas profissionais e de parte delas a Unisanta ter alavancado”.

Durante o encontro, as autoridades conversaram sobre a formação de muitos profissionais da Universidade Santa Cecília que atuam no polo industrial, as possibilidades de parcerias futuras entre as instituições em estudos e pesquisas e o desenvolvimento da Universidade ao longo dos anos.

Participaram da recepção a reitora e a presidente da Unisanta, respectivamente, Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, o pró-reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira, o diretor de Marketing, Prof. Me. Marcus Teixeira Penteado, a diretora da Saúde, Dra. Caroline Simões Teixeira, o diretor Administrativo, Marcelo Teixeira Filho, e o assessor da Presidência, Lucas Teixeira.

Também prestigiaram a visita os diretores da Faculdade de Engenharia, Prof. Antonio de Salles Penteado e Aureo Pasqualeto Figueiredo, o diretor de Relacionamento e Novos Mercados, Rodrigo Sessa, e o ex-aluno da Unisanta, Eduardo Lustoza.

“A vinda do Américo, ex-aluno de Engenharia, que fez essa carreira excepcional e está no teto da hierarquia de uma empresa internacional, é realmente uma grande alegria e um orgulho para todos nós, diretores e professores. É uma satisfação muito grande a gente ver que o ensino da Unisanta, sério, dedicado e competente, completando 50 anos de Engenharia, de uma forma pioneira aqui na Baixada Santista, traduz exatamente isso: Carreiras de Sucesso”, disse Aureo.

Laboratórios – Na oportunidade, eles também puderam rever alguns laboratórios como o de Engenharia Elétrica, além de conhecer outros como o de Operações Unitárias, o InovFabLab, a piscina olímpica, as clínicas de Odontologia e Fisioterapia e o Sistema Santa Cecília de Comunicação.

O vice-presidente ficou muito impressionado ao ver o quanto a Unisanta evolui com o passar do tempo. “A estrutura dos laboratórios, o foco na inovação, sem deixar de lado aquele cuidado tradicional com os alunos e professores. Tudo isso me deixou muito feliz. Agradeço o carinho da acolhida feita pela alta direção da Unisanta e contem comigo sempre. Como o pessoal costuma dizer por aí: ‘Eu tenho orgulho de ser do Santa’”, concluiu.