Renan Norbiate iria se formar em dezembro de 2011, mas uma mudança de planos adiou a formatura em um semestre. A oportunidade de estagiar na Terravant Wine Company, vinícola na Califórnia, levou Renan a mudar para os Estados Unidos,em julho de 2011, e a decidir o tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Eu me candidatei através do Communicating for Agriculture Education Programs (CAEP), em maio, e em junho eles entraram em contato comigo com a proposta de estágio”, lembra Norbiate.  “Eu estava pesquisando sobre possíveis temas para meu TCC. Foi quando eu e o Professor Luis Renato Lia (coordenador do curso) tivemos a ideia de, diante da oportunidade de estágio, solicitar à vinícola a contribuição deles, com dados para o meu estudo”.

Renan trabalhou como estagiário na Terravant até dezembro de 2011, quando foi promovido à assistente de laboratório. Ele voltou ao Brasil esse ano, por dois meses, para apresentar seu TCC. “O processo de produção dos vinhos é muito simples. A complexidade está nos detalhes. E foi nisto que eu foquei o meu trabalho”.

Tudo se inicia no vinhedo, nas condições climáticas da região onde as uvas são plantadas (variações de temperaturas), o “terroir” (solo + características de relevo), a quantidade de sol e chuva que este vinhedo absorve, explica. Estes são apenas alguns dos detalhes, a complexidade se multiplica a cada  fator dos citados acima. “Como meus amigos daqui dizem: fazer vinho, qualquer um faz, fazer um bom vinho é uma arte”, afirma ele.

Já de volta a Califórnia, Renan está trabalhando como responsável pelo controle de qualidade da produção de espumantes, na empresa Mumm Napa – Pernod Ricard, indicado pela Terravant para adquirir experiência na área de espumantes. Ele também estuda na Universidade da Califórnia, em Davis, onde faz curso de extensão e aprimoramento.

Renan volta a trabalhar em outubro, na Terravant, como analista de produção. “No campo profissional eu desejo uma posição que me propicie gerenciar um processo de produção e possa contribuir efetivamente para o sucesso desta empresa. No campo pessoal eu desejo continuar viajando o mundo e conhecendo novas culturas”, planeja.