Canal exibirá ao vivo missa campal, procissão, programa com comentários de historiadora e outros detalhes da festa litúrgica

Devotos de Nossa Senhora de Monte Serrat, padroeira da Cidade de Santos, não podem deixar de conferir a programação da Santa Cecília TV (13 NET e 52 UHF) no dia oito de setembro (sábado) – dia em que é comemorada a festa litúrgica.

No Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, a partir das 9h30, a Santa Cecília TVtransmitirá ao vivo a missa campal em frente à Catedral, com flashes sobre a procissão e outros detalhes da festa, durante toda a manhã. A imagem da Santa será reconduzida ao Morro, passando pelo Paço Municipal, oportunidade em que haverá a Renovação da Consagração da Cidade à Padroeira.

Os festejos religiosos, que começaram no dia 26 de agosto, estendem sua programação até o dia 8, com novena (de 30/8 a 7/9), às 18h30, na Catedral, na PraçaPatriarca José Bonifácio, s/nº, Centro, quermesse com atrações, dias 7 e 8, a partir das 20 horas, no Santuário e procissão,  no Dia da Padroeira.
Padroeira – Várias são as histórias que se contam da santa milagrosa. Foi D. Francisco de Souza, governador geral do Brasil quem, em 1602, ordenou construir a Capela do Monte Serrat e doou a imagem de Nossa Senhora à Ordem de São Bento, que passou a administrar o santuário.

O primeiro e grande milagre a ela atribuído teria acontecido durante a invasão do pirata holandês Joris Van Spilbergen à costa santista, em fevereiro de 1615. Para fugir dos corsários, que incendiaram vários pontos da Vila de Santos, boa parte da população, especialmente mulheres e crianças, refugiou-se no Monte Serrat.

Desesperados, os habitantes rezaram à Virgem do Monte, para que os protegesse. Pouco tempo depois, o caminho por onde avançavam os piratas desmoronou, soterrando a maioria, enquanto os restantes voltaram apressadamente para os navios, a fim de deixar a barra.

Por meio de lei sancionada pelo então prefeito Antônio Feliciano, em 1954, Nossa Senhora do Monte Serrat foi escolhida como Padroeira de Santos, coroada em cerimônia realizada em 8 de setembro de 1955.