Escolher uma faculdade e, consequentemente, um curso para ingressar não é das tarefas mais fáceis. Quando se é jovem a pressão da sociedade é intensa e muitas vezes a escolha acaba sendo equivocada.

Para Luciano Costa, ex-aluno do curso de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a satisfação de fazer o que gosta é mais importante: ele deixou sua carreira de 20 anos como bancário para se “aventurar” em uma área totalmente oposta, ser professor de Artes Visuais e Artista Plástico.

“Quando iniciei o curso de Educação Artística com ênfase em Artes Plásticas, em 2006, sabia que deveria me dedicar a esse novo caminho. Eu tinha fé de que tudo daria certo”, conta Costa.

Durante o curso, Costa prestou concursos públicos para professor efetivo de Artes, mas foi no concurso de professor do Governo do Estado de São Paulo que ele resolveu adentrar. “Prestei este concurso em 2007, quando estava no 2° ano da faculdade. Fui convocado para tomar posse, porém não pude, pois ainda não havia me formado”.

Por competência e um pouco de sorte, em 2009, último ano do curso, o artista plástico foi chamado novamente para ocupar o cargo de professor do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Diadema, no Grande ABC Paulista.

“Hoje tenho a certeza de que fiz uma ótima escolha, pois lecionar é emocionante!”, completa o ex-aluno.