Ex-aluno de Engenharia, Caio Bertazini é gerente de contas estratégicas na multinacional Veeam Software

141

Formado em Engenharia pela Unisanta no ano de 2010, Caio Bertazini hoje atua como gerente de contas estratégicas (“enterprise account manager”) na Veeam Software. A multinacional, líder mundial no setor de recuperação de desastres, backup e gerenciamento inteligente de dados em infraestruturas virtuais, físicas e de múltiplas nuvens, conta com escritórios em mais de 35 países e possui mais de 400.000 clientes em todo o mundo, entre os quais figuram companhias como Fujitsu, Deloitte, Shell, Airbus e Siemens.

Após uma expressiva carreira na também multinacional EMC (adquirida e incorporada pela Dell Technologies em 2017), onde ingressou como estagiário em 2008 e passou pelos mais diferentes segmentos ligados ao setor de pré-vendas até chegar à gerência responsável portfólio de armazenamento e proteção de dados, dedicado ao segmento de contas Enterprise (multi-indústria) no ano de 2019, Caio hoje é responsável, na Veeam, pelo atendimento a um conjunto de clientes de grande porte.

“Apesar de ser uma empresa relativamente jovem (foi fundada em 2006), a capacidade de entender as necessidades e direções do mercado já levou a Veeam a uma posição de liderança no segmento de proteção de dados. A companhia vem crescendo muito acima do mercado e dos concorrentes”, acrescenta, apontando valores como a transparência com o cliente e o compromisso com a inovação como alguns de seus diferenciais.

Ao longo de sua vida profissional, Caio já enfrentou diversos desafios. Revelando o seu entendimento de que é sempre preciso se aperfeiçoar em todos os aspectos possíveis, o ex-aluno de engenharia compreende que encontrar pessoas que possam lhe ajudar genuinamente, oferecendo aconselhamento e novos pontos de vista, pode levar a novas oportunidades, como foi justamente o seu caso ao se decidir pela transição da área técnica para a comercial. “Foi uma mudança grande. Embora o conhecimento técnico ajude, principalmente quando se faz essa transição dentro da mesma empresa/segmento, requer diversos ajustes e o desenvolvimento de novas habilidades, como mudança de abordagem às situações, modo de comunicação, gerenciamento de expectativas, liderança, entre outros”, explica.

Sobre o seu período enquanto aluno da Unisanta, Caio sinaliza que gostava muito das aulas práticas de laboratório: “Elas traziam contexto aos assuntos discutidos, facilitando muito a compreensão e as possíveis utilizações daqueles conhecimentos na vida profissional”.

Ressaltando que a formação acadêmica é um passo importante para a construção de uma carreira, especialmente na área técnica, Caio entende que a Engenharia tem o importante papel de “expandir a cabeça”, oferecendo uma preparação mais ampla para o mercado de trabalho: “A Engenharia abre diversas opções de segmentos para se atuar”. Sobre os seus planos para o futuro, revela querer seguir na área comercial dentro do segmento de tecnologia: “Eventualmente, quero atuar na gestão de equipes de vendas”, finaliza.