Mariana ManeiraFormada em 2012, em Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Mariana Maneira de Oliveira, trabalha como Web Designer e Desenvolvedora na On Comunicação Integrada. Mariana já havia trabalhado na agência antes de começar a faculdade.

“Eu tinha trabalhado com estagiária de assistente do diretor de arte. Saí de lá pra poder pegar o ritmo da faculdade e, no ano passado,  fui convidada pra retornar, mais pra ajudar o departamento on-line da agência e iniciar o desenvolvimento de sites, que era uma coisa que não faziam”, conta Mariana.

Durante o curso, a estudante fez estágios em empresas de São Paulo, como a Dualtec e a Lopes, e em Santos. Trabalhou na Unisanta, ajudando no desenvolvimento do novo site e de todas as páginas novas relacionadas, além do novo portal do aluno. “Depois de formada cheguei a fazer freelancer por dois meses num estúdio grande de design, antes do meu atual emprego”.

Produção Multimídia foi o primeiro curso superior que Mariana completou, antes ela havia cursado três anos de Enfermagem, mas sabia que não era o que ela queria. “Sempre quis trabalhar com algo relacionado a design e internet, mas,  quando me formei no colégio, em 2005, não conhecia nada relacionado aqui em Santos. Em 2010, comecei um curso livre de Design Gráfico, que me deu a chance de ir trabalhar na agência que trabalho hoje. Então lembrei que em 2007 ouvi falar do curso de Produção Multimídia. Aí já não tive dúvidas”, afirma a estudante.

Mariana destaca os professores Alexandre Sobrino e André Reis, que lecionavam as matérias de web, suas preferidas e a professora Márcia Okida,que sempre lhe deu apoio. A professora promoveu um evento e deixou a responsabilidade do site e da identidade do evento para Mariana e outras duas alunas.  “Eles sempre me davam dicas, indicavam-me  para vagas e sempre me incentivavam a ir além do que eu já sabia. Além da super-ajuda e paciência do professor André Reis que foi meu orientador no TFC, nosso TCC. Fora isso, em geral, praticamente todos os professores que tive nos dois anos do curso foram ótimos e sempre davam o maior apoio do jeito possível”.

Ela aconselha quem está começando ou quer começar a cursar Produção Multimídia:  “O curso é muito rico em aprendizado e experiências, coisa que acho que poucos proporcionam. Durante os dois anos você tem aula de web, de fotografia, de desenho, de vídeo, tudo isso com ótimos professores. Não sei em qual outro curso eu ia poder dizer que tive aula de direção de arte com uma jurada dos desfiles de carnaval do Rio! Além disso, tem as oficinas e palestras durante a Samba (Semana Multimídia) que trazem oficinas legais, palestrantes conhecidos e conceituados no mercado, e as excursões organizadas pela professora Márcia Okida, para locais e exposições bem legais em São Paulo. Minha dica é só pra aproveitar tudo isso, porque os dois anos passam voando, e também se focar bastante na área escolhida, aproveitar e fazer estágios, pra quando se formar, já sair do curso trabalhando como a maioria!”.

Sobre o mercado de trabalho, Mariana diz que para quem se esforça é relativamente fácil e para quem quer se especializar nas áreas de design e/ou Internet, o mercado é competitivo, mas para quem se dedica, existem bastantes vagas. “O curso dá uma liberdade muito grande de áreas pra se especializar, tem gente do meu curso que trabalha com vídeo, outros com fotografia, e por aí vai”, conta.

No portfólio da Mariana dá pra conferir mais de perto alguns desses trabalhos e outros freelancers.