Desde muito cedo, seu objetivo era ser engenheiro de obras e para isso, Anderson Buzeto foi buscar sua formação profissional na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Buzeto formou-se em Engenharia Civil em 2005 e hoje é Gerente de Implantação de Óleo Gás e Mineração na PROGEN.

“Minha vida acadêmica começou em 1988 logo após terminar meu curso técnico pela Escola Técnica Estadual de São Paulo na modalidade  técnico em edificações. Meus primeiros anos de faculdade foram difíceis pois os recursos para custear as mensalidades, transporte e alimentação eram capitalizados de forma árdua, mas compensadora.” Em 1991, Buzeto teve que fazer sua primeira paralisação no curso devido às constantes viagens profissionais, para outros estados e municípios”, revela o engenheiro.

Em 1995, ele retomou o curso, que terminaria em 1997, mas por uma nova solicitação da companhia em que trabalhava, foi obrigado a parar novamente. Finalmente decidido em se graduar, ele voltou à Universidade em 2003, concluindo seu bacharelado em engenharia civil em 2005.

No mesmo ano, Buzeto ingressou na companhia Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, junto a engenharia IEABAST/IECAP, que é uma unidade destinada a todos os investimentos tocantes a novas unidades de refinos de petróleo e plataformas, entre outros. Fez parte da equipe de fiscalização da engenharia desta companhia como engenheiro civil sênior.

Cinco anos depois, em 2010, foi convidado para exercer a função de Gerente de Implantação de Óleo Gás e Mineração junto a PROGEN – Projetos Gerenciamento e Engenharia Ltda.

Na função de gerente, ele está na gestão do projeto FPSO’S (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência, em inglês Floating Production Storage and Offloading), que são embarcações petrolíferas para exploração de petróleo na camada pré-sal – Petrobras, junto aos poços de TUPY e GUARÁ, no litoral Santista. Outro projeto sob sua responsabilidade é o de mineração da companhia Fertven, situado na Venezuela.

Buzeto acredita que o sucesso para um futuro promissor dependem diretamente de uma boa base universitária. “Não poderia deixar de agradecer figuras importantes nesta instituição, sendo eles os professores Pedro Marcão, José Ramos e uma pessoa que me alertou para o futuro, Rubens Isao Shimizu. A Unisanta me proporcionou uma boa base universitária, na persistência, na garra e principalmente na objetividade. Esta é a fórmula para um profissional de expressão em âmbito nacional e internacional”, afirma.