O engenheiro Bruno Rodrigues, formado em 2003 pela Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, teve a sua tese de doutorado aprovada em sessão pública realizada no último dia 05/09, no Anfiteatro da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). O trabalho, intitulado “Projeto e implementação de um sistema matricial para medição de pH baseado em transistores de porta suspensa(SGFET)”, foi aprovado por unanimidade pela banca, composta por 4 acadêmicos brasileiros e 3 franceses.

Com artigos publicados em quatro países (Estados Unidos, França, Áustria e Nova Zelândia), Bruno integrou o grupo que, em 2001, participou do estágio na área de microeletrônica em Toulouse, dirigido especialmente a estudantes dos cursos de Engenharia da universidade. “Com certeza, o intercâmbio em Toulouse foi o grande pontapé inicial na minha carreira. Após o estágio realizado na França eu me interessei pela área de microeletrônica, onde continuo até hoje”, afirma.

As pesquisas de doutorado de Bruno, vinculadas ao Laboratório de Sistemas Integráveis da POLI/USP, foram apoiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agências federais de fomento à pesquisa. O diploma de Bruno será validado no Brasil pela Universidade de São Paulo e na França pela Universidade de Rennes 1.

Da Iniciação científica ao doutorado – Em 2001, Bruno ingressou como estagiário em um projeto de iniciação científica na Universidade de São Paulo (USP), trabalhando com o processo de fabricação em plasma. “A oportunidade surgiu após uma visita à USP com o professor Mendes [coordenador do projeto Toulouse], onde conhecemos o laboratório e seus pesquisadores. Ao terminar o meu estágio, fui convidado pelo professor Patrick Verdonck para fazer o mestrado e, em seguida, pelo professor Nilton Morimoto para fazer o doutorado. O convite para ir à França foi consequência”, diz.

Bruno apresentou o seu Mestrado no LSI/USP com o tema “Plasmas fluorados com acoplamento indutivo”, que consistia em realizar melhorias e a caracaracterização em um reator de plasma de alta densidade. Seu doutorado foi parcialmente realizado na França, com o desenvolvimento de um sensor baseado na tecnologia SGFET.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao