Produzido pelos estudantes Gustavo Ferrara, Vinícius do Carmo e Luiza Cariani, do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, o projeto “Medidor de Temperatura – UFA” tem como objetivo a medição da temperatura da água de piscinas, permitindo a antecipação de eventuais manutenções e o bem-estar dos atletas, atendendo ainda ao regulamento de competições profissionais.

O UFA, cujo protótipo já foi apresentado e testado na piscina da universidade, também permite que as informações coletadas sejam consultadas através de aplicativos mobile ou de um site web.

“Procuramos medir, de forma precisa, a temperatura da piscina para a prática da natação, que é utilizada todos os dias de forma intensa. Uma temperatura inadequada pode atrapalhar e interferir diretamente no desempenho dos atletas e praticantes, então também procuramos antecipar possíveis problemas que venham a acontecer com o aquecedor da piscina, já que uma eventual queda de temperatura seria demonstrada no gráfico a que o usuário tem acesso”, explica Gustavo Ferrara, um dos integrantes da equipe.

Vinícius do Carmo acrescenta que, com o auxílio das aulas, o grupo foi capaz de compreender e implementar todo o projeto, partindo da escolha do dispositivo à comunicação, passando pela apresentação dos dados no chamado “dashboard”, painel através do qual as informações capturadas e processadas são visualizadas, e pelo armazenamento das informações: “Apesar de todas as dificuldades, estamos orgulhosos de conseguir entregar o protótipo, atender às expectativas e, o mais importante, ter absorvido todo o conteúdo e a prática de se trabalhar com essa tecnologia, que só tende a crescer cada vez mais”.

Internet das Coisas – O projeto, um entre vários desenvolvidos com sucesso neste semestre, foi supervisionado pelo professor Sergio Schina, responsável pela disciplina “Fundamentos da Internet das Coisas”, na qual são apresentados e implementados, por meio de projetos práticos, os conceitos do que é hoje também conhecido como IoT, do inglês “Internet of Things”.

Formado no curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Schina é também responsável pelo InovFabLab, laboratório de fabricação digital da Universidade Santa Cecília, no qual estudantes, pesquisadores, educadores e inventores contam com a oportunidade de colocar sua criatividade e

conhecimento técnico em prática por meio de projetos inovadores que fazem uso de tecnologia de ponta.

“Creio que os estudantes tenham conseguido utilizar todo o conhecimento obtido durante o curso em projetos ligados à IoT, uma área que engloba praticamente todas as outras, como hardware, software, comunicação, arquitetura. Todos os grupos entregaram projetos funcionais, então me sinto muito orgulhoso”, conclui o professor, que acrescenta que dois dos projetos desenvolvidos como parte da disciplina já estão se transformando em trabalhos de conclusão de curso.

Confira a trajetória de sucesso de outros alunos e ex-alunos da Unisanta aqui.