Tiago Filipe da Silva Jonas, aluno 3° Ano do ensino médio, do Colégio Santa Cecília, tem 17 anos e já coleciona conquistas no esporte e na música. CampeãoTiago - Puerto Iguazu Brasileiro, Vice- Pan- Americano, Tri-Campeão Paulista e  Hepta-Campeão santista de xadrez, o estudante de 17 anos toca violino  na Orquestra do Instituto Pão de Açúcar.

“Sempre gostei muito de música, mas nunca tive a oportunidade de estudar devido à falta de tempo”, afirma Tiago. A oportunidade surgiu quando sua família ficou sabendo que o Instituto Pão de Açúcar estava selecionando jovens para aprender a tocar instrumentos de corda clássicos  como violino, violoncelo, viola e contrabaixo, gratuitamente. Ele se inscreveu nos testes e passou.

Há um ano e meio, Tiago entrou para Orquestra do Instituto Pão de Açúcar e já se apresentou nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e  em Puerto Iguazu, na Argentina. Na Argentina tocou no Iguazu en Concierto, que contou com a participação de 700 jovens dos cinco continentes, em uma apresentação nas cataratas.

O violinista pratica em casa, nos ensaios da Orquestra e durante as viagens para campeonatos de xadrez. “O violino e o xadrez se completam, pois no violino tenho que me concentrar bastante e dominar os nervos durante as apresentações. Com isso,  melhoram essas habilidades para praticar o xadrez”, explica Tiago.

A família tem tradição no esporte e na música.  O irmão mais velho, João Gabriel, toca violoncelo, o irmão Pedro Henrique, toca teclado e o caçula Paulo Miguel, piano.

Para o futuro ele está dividido entre cursar Engenharia Civil e/ou seguir a carreira musical.

Xadrez – Tiago pratica o esporte há 12 anos e os seus principais títulos são: Campeão Brasileiro, Vice Pan Americano, Tri -campeão Paulista, Hepta-campeão Santista e a conquista do rating internacional aos nove anos, sendo o  terceiro mais jovem na História do Brasil a conseguir esse feito.