Ingressando como estagiária em março de 2011 e efetivada em janeiro deste ano, Emanuella Cristine Martins, que cursa o último semestre da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é hoje consultora de Negócios Júnior na CPM Braxis Capgemini – uma das mais importantes companhias de serviços de tecnologia de informação (TI) do mundo.

Integrando o grupo de Pré-Vendas em TI, Emanuella desenvolve cotações comerciais voltadas para redes. “Em alguns projetos, devemos criar a solução para o cliente levando em consideração suas necessidades de redes de voz, segurança, vídeo etc. O volume de projetos é proporcional ao crescimento das empresas brasileiras e, atualmente, o nosso grupo desenvolve projetos voltados para as áreas de telecomunicações de grandes empresas”, explica a aluna que, ainda estagiária, foi indicada para o prêmio Xceed, normalmente concedido aos profissionais que se destacam na multinacional. “Meu gestor me informou que fui a primeira estagiária da nossa equipe a receber o prêmio, que foi um reconhecimento de meu trabalho”.

Com planos de obter a certificação CCNA (Cisco Certified Network Associate) e aprimorar o seu inglês para atuar no desenvolvimento de projetos, a estudante acrescenta que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, buscando profissionais com domínio no inglês e, se possível, de outro idioma.

“Para quem está participando de processos seletivos, sugiro também ser o mais sincero possível, expondo claramente suas opiniões. Um engenheiro não precisa, necessariamente, saber como tudo funciona, mas deve saber onde encontrar as soluções. Na área em que estou atuando, os conhecimentos adquiridos em disciplinas como Redes de Computadores, Sistemas de Informação e até mesmo Princípios de Administração e Economia têm me ajudado bastante”, finaliza Emanuella.

CPM Braxis Capgemini – A empresa, com operações distribuídas pela América Latina, EUA, Ásia e Europa, conta com mais de 6 mil funcionários e, entre seu quadro de colaboradores, conta com vários outros alunos e ex-alunos de Engenharia de Computação da Universidade, como Luiz Pereira Jr.Leonardo Francisco e Bruno Umbelino.