Projetos de incentivo à leitura e textos produzidos por alunos da EJA foram premiados durante o Encontro Anual do Proler

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista / Universidade Santa Cecília (Proler-BS/Unisanta) entregou o Troféu Proler, aos melhores projetos de incentivo à leitura da Baixada Santista, e o Troféu Escreler, aos melhores textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante a abertura do Encontro Anual do Proler, realizada nesta quarta-feira (24). O evento comemora os 18 anos de atividades em prol da leitura promovidas pelo Proler-BS/Unisanta.

Troféu Proler – Dos 220 trabalhos inscritos, 21 foram selecionados e concorreram a quatro categorias de premiação: SEDUC/Diretoria de Ensino; Escola; Professor; e Comunidade e/ou Pesquisador. A comissão julgadora foi composta por professores e bibliotecários. Confira os vencedores de 2012:

Categoria SEDUC

Vencedor: SEDUC ITANHAÉM – “Ações literárias – Projetos e Parcerias”

Objetivos: Fomentar a prática da leitura nos ambientes escolares através de atividades disparadoras que motivem e habilitem docentes do Ensino Fundamental; estabelecer vínculos com todas as Instituições que possam promover leitura,  seja através de doações de títulos, contações de histórias, concursos literários ou oficinas pedagógicas. O trabalho é realizado com foco na formação de novos leitores.

CATEGORIA PROFESSOR

Vencedora: Profa. Valéria Carboni“ Literatura de Cordel”

Objetivos: O projeto foi idealizado tendo em vista a necessidade de incentivar o aluno jovem e adulto a adquirir o hábito da leitura, uma vez que a maioria se encontra com dificuldades de concentração, raciocínio lógico e exposição de pensamentos, tanto na forma escrita quanto na oral. A tarefa principal do projeto tem sido promover a motivação para a leitura e escrita nos estudantes.

CATEGORIA ESCOLA

Vencedora: UME MATO GROSSO – SEDUC CUBATÃO – “Agenda literária da Biblioteca Ruth Rocha”

Objetivos: Realizar eventos literários na Biblioteca Ruth Rocha da UME MATO GROSSO com a participação de pais e comunidade local; promover o desenvolvimento do comportamento leitor das crianças da escola em fase inicial de letramento e alfabetização ( de 4 a 7 anos de idade); e conscientizar pais e comunidade local sobre a importância da leitura.

CATEGORIA COMUNIDADE – EMPATADOS

Vencedora: Secult Santos – “Projeto Leia Santos”

Objetivos: Despertar e incentivar o interesse pela leitura, contribuindo para a formação de leitores competentes e autônomos e trabalhar a leitura com diferentes objetivos, como busca de informação e de prazer enriquecendo o vocabulário e desenvolvendo habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.

Vencedora: Secult Guarujá – “Projeto Mania de Leitura”

Objetivos: Desenvolver, estimular e fomentar a linguagem oral das crianças, dos jovens e adultos das Instituições, das escolas e dos bairros, através da leitura e contação de histórias, resgatando a tradição da arte de contar histórias.

Troféu Escreler – Em sua 2ª edição, o Escreler tem como finalidade valorizar a produção textual e o desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, criatividade e originalidade de estudantes de escolas públicas e particulares que cursam o EJA, e que, na maioria, retornam à escola após anos de afastamento, devido à necessidade de trabalho ou problemas familiares. Os alunos escreveram textos sobre o tema Minha vida em cordel: o que eu sou, o que eu fui e o que eu quero para uma vida melhor”. Confira o resultado final:

1º Lugar: SEDUC PRAIA GRANDE

Escola: EM Ana Cândida  Ebling Oliveira

Aluna: Josefa Zilma Vieira de Melo

Professora: Maria Madalena de Azevedo Lara

Confira a programação do Encontro Anual do Proler, dos dias 24 e 25/10, no site: www.prolerbs.unisanta.br