Formanda do curso de Engenharia Eletrônica, Allay Magalhães ingressou recentemente na multinacional Siemens, a maior companhia de engenharia da Europa e uma das maiores do mundo. A empresa, que atua em diversos segmentos, desenvolve tecnologias para a área médica, industrial e energética e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país.

“Me interessei pela empresa por ter um plano de estágio que valoriza a entrada de jovens talentos”, revela a estudante, contratada para dar suporte técnico na área de componentes de média tensão, realizar ofertas e vendas sobre proteções, disjuntores, chaves seccionadoras e religadores. Dentro do programa de estágio na multinacional, Allay passará pelas áreas de média tensão, aprendendo como processar um projeto e a vender soluções, como paineis a gás. “Tenho passado por treinamentos e palestras que abordam como pensar dentro da empresa”, explica a estudante da Unisanta.

Para ingressar na Siemens, Allay passou por um concorrido processo seletivo com outros 15.000 candidatos de todo o estado. Após a seleção de currículos, a aluna fez por provas online de lógica e inglês, seguidas de uma dinâmica de grupo, uma entrevista presencial em inglês e uma apresentação pessoal para os gerentes interessados no perfil de cada candidato.

A última etapa do processo envolveu uma entrevista final com os gestores e responsáveis pelo setor de recursos humanos. “Para conquistar esta vaga, pude contar com a lógica que desenvolvemos dentro da Engenharia, além do inglês. A escolha da área foi influenciada pelo curso técnico de informática, no qual pude entrar em contato com profissionais que me orientaram como escolher minha carreira”, acrescenta.

Para aqueles que buscam boas oportunidades no mercado de trabalho, Allay destaca que o setor vive uma época de grande valorização: “Não temos engenheiros suficientes na nossa área. O mercado necessita de profissionais especializados, com disciplina, organização e capacidade de inovação”, finaliza.

Fonte: http://www.unisanta.br/engcomputacao