Intercâmbio de dados epidemiológicos na Baixada Santista e as conclusões parciais do Projeto de Gerenciamento Costeiro (EcoManage) serão tema do 2º Seminário Saúde e Meio Ambiente na Baixada Santista: problemas e desafios, que ocorrerá no próximo dia 17 de outubro (quarta), na Universidade Santa Cecília (Unisanta), no auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, das 8 às 11h15 e das 13h30 às 17 horas. A entrada é franca.
“As informações sobre as doenças são dos Centros de Saúde, mas a referência em termos de situação do estuário é do EcoManage”, afirma o coordenador desse projeto na Unisanta, que tem apoio da União Européia, dr. Fábio Giordano.
O Grupo de Vigilância Sanitária da Baixada Santista, que promove o encontro, reúne muitas informações sobre doenças, coletadas em postos de saúde, que recebem pessoas de diversas procedências. Nunca foi feita uma correlação entre problemas dos pacientes com a situação ambiental onde residem. Como o EcoManage fez um mapa da situação hídrica do estuário de Santos e São Vicente, o trabalho em conjunto será muito oportuno, avalia Giordado, que é doutor em Ecologia.

Programa- A abertura será às 8h30, com mesa-redonda sobre Vigilância Ambiental no Sistema Único de Saúde, com representantes do Ministério da Saúde, Centros de Vigilância Sanitária e Epidemiológica dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde.
O Meio ambiente e suas interfaces com a Saúde será o tema às 10h30. Presença de representantes do Ibama, Secretaria do Patrimônio da União, Companhia Docas do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado do Meio
Ambiente. Às 11h15 começam os debates.

Pescados e poluição – A engenheira sanitarista Zaira M.B. Mancilha e o gerente da Divisão de Hidrologia da Cetesb Marta Conde Lamparelli falam sobre Consumo de organismo aquático no estuário de Santos, São Vicente e Bacia de Cubatão.
O professor e pesquisador Alfésio Luiz Ferreira Braga, da UniSantos, falará às 14h30, sobre Estudo Epidemiológico da Região..
Quem paga a conta pela contaminação do estuário da Baixada Santista da Baixada Santista? É o tema da palestra de Fabrício Gandini Caldeira, diretor do InstitutoMaramar.
O Projeto EcoManage será abordado a partir das 15h45 por Fábio Giordano e, às 16h15, Paulo Harkot, do Unimonte, terá como tema Instrumentos Cartográficos aplicados à Saúde e Ambiente na Baixada Santista. Às 16h45, começam os debates finais.

Inscrições pelo site www.cvs.saude.sp.gov.br ou pelo telefone (13) 3227-5969, ramal 44.