A Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) conquistou o 1º lugar em três categorias do 2º Prêmio TopFisio, o Oscar da profissão, promovido pela revista FisioBrasil. O Diretório Acadêmico Eugênio Lopez Sanchez sagrou-se bicampeão da categoria Melhor Diretório Acadêmico. O professor Avelino Ribeiro Buongermino foi o campeão da modalidade Destaque em Fisioterapia Desportiva e a docente Jecilene Costa conquistou o título de Destaque em Podoposturologia.

A Unisanta concorreu com 18 indicações em 13 categorias, figurando entre o “Top Five” das Universidades do País. A premiação foi realizada dia 18 de outubro, na Faculdade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Os concorrentes foram indicados por profissionais e estudantes, participaram de votação popular através do site da revista e escolhidos por uma comissão julgadora. Foram cerca de 350 indicações, 107 finalistas e mais de 50 mil votos. O concurso visa o reconhecimento do empenho, dedicação e qualidade do trabalho dos profissionais de fisioterapia do Brasil.

A professora Jecilene Costa dá aulas de Propedêutica e Semiologia Funcional na Faculdade de Fisioterapia da Unisanta e o professor Avelino Ribeiro Buongermino ministra a disciplina de Reumatologia na instituição. O docente também é fisioterapeuta do Santos Futebol Clube, onde comanda o Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (Cepraf), em parceria com Thiago Lobo.

A Universidade Santa Cecília foi finalista do 2º TopFisio ficando entreas cinco melhores do País nas seguinte categorias:

Destaque em Fisioterapia Respiratória
Elder dos Santos Cavalcante (ex-aluno)
Maria Flávia Caseri Cardoso (professora)

Destaque em Fisioterapia Desportiva
Avelino Buongermino (professor)
Marco Antonio Ferreira Alves (professor)

Destaque em Fisioterapia Ortopédica
José Luiz Portolez (professor)
Bruno Farias de Brito (ex-aluno)

Destaque em Fisioterapia Neurológica
Priscila Lanzillota (ex-aluna)
Miucha Gomes (ex-aluna)

Melhor Faculdade
Unisanta

Melhor Professor
Maria Clara Matos Paixão (professora)

Melhor Diretório Acadêmico
Eugênio Lopez Sanchez – Unisanta

Melhor Clínica
Unisanta

Melhor Livro
Fisioterapia Neurofuncional – Sissy Veloso Fontes (professora)

Destaque em Podoposturologia
Jecilene Costa (professora)

Destaque em Ações Sociais
Waléria Toledo Fonzar (aluna)

Personalidade em Fisioterapia
Erick Oliveira Martins (professor)
Ivan Barreira Cheida Faria (diretor)

Melhor Curso Livre
Auriculoterapia por EAD – Cecília Baroni (professora)

Retrospectiva – A Faculdade de Fisioterapia da Unisanta brilhou no TopFisio 2007. O curso conquistou o 1º lugar nas categorias Destaque Acadêmico Nacional, para a aluna, Waléria Toledo Fonzar, e Melhor Diretório Acadêmico do Brasil, além de ficar classificada entre as cinco melhores do Brasil nas categorias Melhor Clínica, para a Unisanta, Destaque em Fisioterapia Esportiva e Destaque em Fisioterapia Ortopédica para o professor José Luiz Portolez.

A Faculdade de Fisioterapia da Unisanta foi a única Universidade da região indicada ao Prêmio, em 2007, e a única Instituição de Ensino a alcançar as primeiras colocações em duas categorias.