"Trabalhei com o teatro em sala de aula pela primeira vez no ano passado e deu muito certo. Os alunos aceitaram a idéia e nos dias das apresentações me surpreenderam até com a produção de maquiagens”, conta a professora de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Magda Ferraz, que ministra a disciplina Dermatologia e Cosmética.
Nos dias 28/10 e 4/11, os alunos do período matutino do 4º ano de Fisioterapia da Unisanta apresentarão em sala de aula cenas de diversas patologias com o objetivo de vivenciarem o papel de cada profissional, paciente e familiares envolvidos em um atendimento.

Para a professora o mais importante é estimular o aprendizado de diversas áreas da saúde e humanizar a formação do aluno. “Dividimos a sala em seis grupos de sete alunos, e cada um deles representa uma das pessoas envolvidas no atendimento, desde o médico até os familiares do pacientes. Assim, além de aprenderem a função de cada profissional, eles também vivenciam a situação do paciente e de seus familiares”, explica Magda.

Cada grupo representará a situação que envolve uma patologia, como por exemplo, queimaduras, cirurgia plástica, bulimia, gravidez na adolescência, celulite, entre outros.

Durante a interpretação é necessária a simulação de um ambiente hospitalar ou da sociedade, a apresentação dos termos e procedimentos clínicos e, principalmente, toda a parte preventiva para que o incidente ou melhoria da patologia não volte a ocorrer.

“Mesmo com a obrigatoriedade da simulação ser o mais próximo da realidade do cotidiano médico, eu os incentivo a desenvolverem situações criativas, para que, futuramente, essa abordagem possa sair da sala de aula e se transformar em uma capacitação, tanto para crianças, como para os profissionais da área”, planeja a professora.