A Universidade Santa Cecília – Unisanta retomou a tradicional parceria firmada em anos anteriores com o Hospital Guilherme Álvaro – HGA. Nesta quinta-feira (19/8), a Alta Direção da Unisanta recebeu a visita e realizou reunião com a diretora técnica de Saúde III do HGA, Dra. Mônica Mazzurana Benetti, e da coordenadora técnica do Coreme, Humanização e Núcleo de Ensino do hospital, Dra. Maria Aparecida Pedrosa dos Santos.

O convênio entre as instituições possibilita o estágio dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Fisioterapia no hospital, além da realização de atividades de ensino, de pesquisa e assistenciais. Já os funcionários do HGA e seus dependentes serão beneficiados com descontos nos cursos de graduação e pós-graduação presenciais e EAD da Unisanta, bem como no Colégio Santa Cecília.

“O Hospital Guilherme Álvaro, que é talvez o mais antigo de ensino da Baixada Santista, se orgulha em ampliar suas parcerias junto ao Santa Cecília para poder melhorar a assistência aos pacientes. Esse primeiro passo é fundamental no cuidado da Fisioterapia. Certamente os nossos pacientes ganharão com esse tratamento e os alunos também, que é o que fundamentalmente um hospital de ensino tem que fazer, equilibrar aquilo que o paciente precisa e o que o aluno precisa. Isso é muito bonito, porque o resultado é sempre muito positivo, promove a melhoria da assistência e dos resultados para todos nós”, afirmou a diretora técnica do HGA.

Diretora de Saúde da Unisanta, a Dra. Caroline Teixeira destacou a importância da retomada da parceria e a nova possiblidade de estágios para os estudantes de Fisioterapia.

“Essa parceria é, na realidade, uma reconstrução da que já tivemos desde o início do curso de Fisioterapia, na época em que o Dr. Ivan Cheida dirigia o curso. Antigamente nossos alunos já realizavam seus estágios de graduação no hospital e hoje podemos ter a honra de conectar novamente os trabalhos, tanto da universidade quanto do hospital, hoje sob a direção da Dra. Monica. Essa parceria proporciona ao aluno o estágio que é muito importante na área de Saúde, disponibilizamos o campo para que ele saia para o mercado de trabalho preparado e sabendo a realidade dos hospitais aqui da nossa cidade, além de atender a população aliando a qualidade das duas instituições”, explica a Dra. Caroline.

A diretora destaca que, além do Hospital Guilherme Álvaro, a Unisanta possui outras parcerias antigas, como a que mantém com o Hospital Beneficência Portuguesa, e novos contatos com o Hospital Don Domênico, em Guarujá.

De acordo com o coordenador da Faculdade de Fisioterapia, Prof. José Luis Portolez, os alunos do 4º e 5º anos do curso atuarão ativamente no programa de estágios no hospital.

“Esse convênio é fundamental. É um hospital-escola que tem toda a estrutura que o aluno precisa. Vamos atuar tanto no setor de Enfermaria quanto na UTI. É um hospital de referência, que nos proporciona uma variabilidade grande de pacientes e um trabalho em conjunto há muito tempo. É mais uma parceria que vem para somar e coincide com o aprendizado dos nossos alunos. É uma parceria fundamental para a gente”, disse.

Durante o encontro, também estiveram presentes: a reitora, Dra. Sílvia Teixeira Penteado; a presidente, Dra. Lúcia Teixeira; o presidente do Conselho, Dr. Marcelo Teixeira; o diretor de Marketing, Marcus Teixeira Penteado; e o assessor da presidência, Lucas Teixeira.

E ainda: o diretor de Relacionamentos e Novos Mercados da instituição, Rodrigo Sessa; o diretor do Juizado Especial Cível Anexo Unisanta, Dr. Guilherme de Macedo Soares; a diretora de Recursos Humanos; e a assessora técnica de Saúde II do hospital, respectivamente, Patrícia Brito e Byanca Gonçalo.