Em comemoração ao Dia do Psicólogo, a Universidade Santa Cecília – Unisanta promoverá, no próximo dia 1º/9, às 19h30, uma live especial e aberta aos alunos e público em geral com profissionais de destaque na área de Psicologia.
“Como a loucura e a transgressão foram tratadas na história recente do fazer psicológico nas experiências de Lúcia e Florianita” será o tema do debate, que contará com a participação das psicólogas Lúcia Frigério Paulo e Florianita Coelho Braga Campos, a convite da coordenadora do curso de Psicologia da Unisanta, Profa. Gisela Vasconcellos Monteiro.
Inscrições – Os interessados em participar da live devem efetuar a inscrição aqui para receber o link da transmissão. Alunos da Unisanta não precisam se inscrever para participar da atividade.
Sobre as convidadas
Lúcia Frigério Paulo – Graduada em Psicologia, Lúcia trabalhou com humanização do atendimento na FEBEM, dependência química, no Programa de DST AIDS e Saúde Mental na Prefeitura de Santos. Atualmente é consultora em Diálogo Social e Mediação de Conflito.
Florianita Coelho Braga Campos – Também formada em Psicologia, Florianita é Mestre em Psicologia Social, Doutora em Saúde Coletiva e pós-doutora em Gestão de Redes pela Fiocruz. Militante da luta antimanicomial, trabalhou para o Ministério da Saúde no fechamento de hospícios e construção das Redes de Atenção Psicossocial substitutivas. Também atuou como docente e pró-reitora.
Psicologia Unisanta
O Curso de Psicologia da Unisanta é inovador tanto no conteúdo como na forma. Aos temas tradicionais da Psicologia, que incluem as grandes áreas de Educação, Saúde e Trabalho, foram incluídos assuntos contemporâneos como os transtornos alimentares, dependência química, suicídio, sexualidade e gênero, entre outros.
Segundo a coordenadora do curso, a Psicologia é uma área em franca ascensão nas conjunturas da sociedade moderna. “Vivemos num mundo dinâmico e ágil, no qual os papéis sociais vêm sendo reconfigurados, transformando o cotidiano numa sucessão de surpresas, conflitos e escolhas. Como resultado, o sofrimento psíquico se intensificou. A Psicologia é a ciência que tem atualizado seu arcabouço teórico, técnico e ético para dar conta dessas mudanças, por isso a importância do curso neste momento”, afirma a docente e doutora em Psicologia Social.