Unisanta promove Simpósio em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

899

No próximo dia 23 de março, a Universidade Santa Cecília sediará um importante evento em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Organizado pela Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (L.A.F.N), composta por alunos do 4° e 5° ano do curso de Fisioterapia da Unisanta, o Simpósio promete ser um momento de aprendizado e reflexão.

Com início marcado para as 8h e término ao 12h, o evento acontecerá no auditório do 4.° andar, localizado na Rua Cesário Mota, 8. A programação contará com palestras de renomados profissionais e personalidades engajadas na promoção dos direitos e na inclusão das pessoas com deficiência.

A abertura do Simpósio será marcada pela palestra de Raquel Cristovão Gonçalves, fisioterapeuta graduada pela Unisanta e supervisora de Fisioterapia Neurofuncional em Pediatria. Raquel abordará temas como a participação de adultos e adolescentes com Síndrome de Down na sociedade, além de discutir sobre as barreiras e facilitadores enfrentados por eles.

Em seguida, o casal Samuel de Carvalho Sestaro e Isabela Fernandes Correia compartilharão suas experiências de vida como pessoas com Síndrome de Down. Samuel, reconhecido internacionalmente por suas palestras e representação do Brasil na ONU durante as comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, e Isabela, modelo profissional e influenciadora que promove a inclusão e conscientização em suas redes sociais.

A advogada Cristiane Zamari, coordenadora de políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos e mãe de um adolescente com Síndrome de Down, apresentará os recursos e serviços oferecidos pela prefeitura municipal, destacando a importância da inclusão e acessibilidade.

Encerrando o Simpósio, a terapeuta ocupacional Gabriela Balestra de Lima abordará estratégias na terapia ocupacional para facilitar a independência na adolescência e vida adulta, enquanto a pedagoga Luiza Atallah, especialista em inclusão e mãe de uma adolescente com Síndrome de Down, discutirá o papel do espaço Arco-Íris e a relevância das amizades na vida desses jovens.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas através do link: forms.gle/rPeRXNSefbc4MMz86