A Universidade Santa Cecília (Unisanta) vai disponibilizar, nos dias 28 de outubro, 4, 11 e 18 de novembro deste ano, laboratórios para treinamentos de usuários e analistas dos Sistemas de Informações Oficiais no Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades serão ministradas em dois períodos: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

O programa é o Tabwin, considerado um avanço na seleção de dados pesquisados e que permite maior qualidade e compreensão da significância desses dados que outros programas da família, como o Microsoft Excel, por exemplo.

O responsável por trazer o curso à Unisanta é o ex-aluno da Universidade Everton Lopes Rodrigues, hoje gerente no Centro de Planejamento e Avaliação da Delegacia Regional de Saúde (DRS IV) — Baixada Santista, pós-graduado em Administração Hospitalar pela Unisanta e em Planejamento e Administração pela Unicamp.

Segundo Rodrigues, o objetivo do curso é aproximar a pesquisa sobre o SUS em âmbito universitário. “A Constituição completa 20 anos, e, com ela, a questão da saúde passa a ser um direito público. É importante aproximarmos as instituições de ensino cada vez mais dos conhecimentos mais profundos que podem ser retirados do SUS”.

É a segunda vez que a Unisanta está cedendo instalações para cursos provenientes da DRS IV – Baixada Santista após indicação de Everton, neste ano. Em 19 de setembro, foi realizada capacitação para municípios pertencentes ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional via Internet (SISVANWEB), para avaliação da situação atual do consumo de alimentos (e sua falta) no Brasil.