Alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) iniciaram a campanha internacional End Polio Now – de erradicação da poliomielite. A ação é promovida pelo Rotary Internacional e pelo Rotary Santos – José Bonifácio. Nesta terça-feira (28) foi realizada a abertura oficial da Campanha no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini – Concais, Av. Candido Gaffreé, s/n° (Armazém 25 interno – Porto de Santos).

Os alunos selecionados, que já partiparam de treinamento especial, têm por objetivo conseguir fundos para a compra de vacinas. Os recursos serão administrados pelo Rotary Internacional e pelo Rotary Santos – José Bonifácio, a partir da venda de bottons no valor de R$ 20,00.

Os compradores dos bottons terão descontos, durante um ano, de 5% nas lojas e restaurantes de Santos que fizerem parceria com o Rotary, conforme folheto que será disponibilizado.

A ação será realizada em balcões móveis montados no Terminal Marítimo de Concais, junto aos passageiros dos transatlânticos e visitantes desse terminal.

Os estudantes contratados trabalharão seis horas por dia, com folgas em um dia na semana e receberão um salário mínimo mais lanche. Os turnos serão das 7 às 13 horas, das 8 às 14 horas e das 9 às 15 horas.

“Quantas vacinas você vai doar hoje?” é a pergunta do painel instalado pelo Rotary Internacional no T-GRÃO CARGO – Terminal de Granéis S/A, ao lado do Terminal de Passageiros do Porto de Santos, como parte da campanha de marketing que será divulgada em várias mídias.

Alunos, ex-alunos e calouros da Unisanta que ainda quiserem se inscrever favor entrar em contato com o Rotary José Bonifácio, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, pelo telefone (13) 3219-2989 ou pelo e-mail: secretaria@ rotaryjosebonifacio.com.br

End Polio Now – O Rotary tem no combate à pólio o programa mais importante de sua história, denominado “End Polio Now”. O último caso da doença no Brasil foi registrado em 1989, por isso a Organização Mundial de Saúde (OMS) deu o certificado de erradicação da pólio para o país. Mas o trabalho persiste em todo o mundo, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença.

Em todo o mundo já foi erradicado o vírus tipo 2 da pólio, porém alguns países ainda lutam contra a doença através da vacina oral bivalente, um método muito eficaz contra os tipos 1 e 3 do vírus, que atingem principalmente o Afeganistão, a Índia, a Nigéria e o Paquistão (países endêmicos). Também estão sendo feitas campanhas sincronizadas de imunização para prevenir e acabar com os surtos e a migração do vírus.