O Transtorno Bipolar é tema da Conexão Cultural da UNISANTA, no dia 11 de setembro, às 19h30, na sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5º andar, realizada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade (SiBi-UNISANTA).
A doença bipolar do humor, conhecida até pouco tempo atrás como psicose maníaco-depressiva, é caracterizada por períodos de um quadro depressivo, de intensidade grave e que pode chegar a durar anos. A pessoa que apresenta esta doença aparenta estar eufórica com muitas atividades, às vezes, fazendo muitas compras ou efetuando gastos financeiros elevados e desnecessários, com sentimento de onipotência, quase sempre acompanhados de insônia e falando muito, mais que o seu habitual.
Além disso, alternâncias de humor e períodos depressão são freqüentes. O período dessa enfermidade pode durar semanas, meses ou até anos. O debate será ministrado pelo médico pós-graduado em neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Edson Amâncio, autor do livro “O homem que fazia chover – e outras histórias inventadas pela mente”, e será moderado pelo jornalista Eduardo Ricci.