Docente da disciplina de Uro-ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Profª. Cláudia Oliveira escreveu um capítulo do livro Atividade Física na Gravidez e no Pós-Parto, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da USP e autoria dos doutores Marco Antônio Borges Lopes e Marcelo Zugaib.
O capítulo é referente à dissertação de mestrado da fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo (USP) e tem como tema Efeitos da cinesioterapia do assoalho pélvico durante o ciclo gravídico-puerperal. No trabalho, Cláudia conseguiu comprovar que mulheres grávidas que foram submetidas aos exercícios para os músculos do assoalho pélvico apresentaram maior força e percepção desta musculatura quando comparadas a um grupo controle. Desta forma são prevenidas as disfunções urinárias, fecais e sexuais tão comuns no pós-parto.
O livro Atividade Física na Gravidez e no Pós-Parto é da Editora Roca.