O professor Roberto Fernandes da Costa, do Grupo de Pesquisa em Disfunção do Movimento Humano da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), participará, de 14 a 17 de maio, do 16º Congresso Europeu sobre Obesidade – ECO 2008, quer será realizado em Genebra (Suíça).
Na oportunidade o professor divulgará os resultados da avaliação realizada em 606 moradores da cidade de Santos (296 homens e 310 mulheres), selecionados aleatoriamente, com idades entre 20 e 69 anos, com o objetivo de verificar a prevalência de obesidade abdominal nesta população.
Segundo Ferreira da Costa, as estatísticas levantadas mostram uma elevada obesidade abdominal nesta população, principalmente nos obesos. Outro dado relevante da pesquisa é que 10% das mulheres e 20% dos homens não obesos apresentavam excesso de gordura abdominal, indicando risco aumentado para doenças crônicas mesmo em pessoas com peso normal.
A pesquisa foi realizada em uma ação conjunta do Grupo de Pesquisa em Disfunção do Movimento Humano da Fisioterapia/Unisanta e pesquisadores da Escola de Educação Física e Esportes da USP e do programa de pós-graduação em Nutrição da UNIFESP.
Outras informações sobre o 16º Congresso Europeu sobre Obesidade pelo site http://www.eco2008.org/