A incontinência urinária é um problema que aflige cerca de 40% das mulheres na menopausa e 26% das que estão em idade fértil, grávidas ou não. À enfermidade soma-se um agravante: a falta de serviço público nessa área em toda a Baixada Santista.

Atenta a essa realidade, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) lançou em março, por meio da Faculdade de Fisioterapia, mais um serviço gratuito para a Comunidade, o Núcleo de Atenção à Saúde Funcional da Mulher, que atenderá nas áreas dermatofuncional e uroginecológica.

De acordo com a fisioterapeuta Cláudia de Oliveira, uma das responsáveis, o núcleo atuará na prevenção e no tratamento, com a participação de alunos do 5º ano do curso de Fisioterapia. “Além dos problemas de incontinência urinária, que serão tratados com eletroestimulação e exercícios para fortalecer o assoalho pélvico (períneo), atenderemos mulheres durante a gestação e também o pós-parto, com avaliação e orientação postural”.

Mulheres mastectomizadas também poderão recorrer ao serviço dermatofuncional, sob a supervisão da fisioterapeuta Magda Ferreira Ferraz Damin da Silva. Haverá ainda atendimentos pós cirurgias plásticas reparadoras ou estéticas e de queimaduras. “A idéia, num segundo momento, é orientar e tratar mulheres com estrias, celulites, gordura localizada e flacidez, condições que afetam diretamente a auto-estima das mulheres”, comenta Magda.

O Núcleo funciona na Clínica de Fisioterapia da Unisanta, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão. Informações também pelo telefone: 3202-7156.