O Ministério da Saúde reservará cerca de R$10 milhões para instituições que desenvolvam projetos no SUS

27 instituições, entre particulares e privadas do Brasil, serão selecionadas para receber financiamento do Ministério da Saúde no desenvolvimento de projetos em prevenção, diagnóstico e tratamento de obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). As Universidades do Estado de São Paulo poderão receber cerca de R$500 mil.

A matéria, que saiu no site e no jornal impresso A Tribuna, desta sexta-feira (17/08), traz Lúcia Maria Teixeira, vice-presidente do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), em Santos, e presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), demonstrando apoio e celebrando a iniciativa, que torna ainda mais acessíveis projetos acadêmicos voltados à prevenção da saúde.

“A atenção à saúde da família e aos hábitos saudáveis deve ser uma preocupação de todo o País. Precisamos de mais projetos voltados à prevenção e é justamente nas universidades que nascem muitas das iniciativas. Essa é uma boa notícia e a academia saúda essa chamada pública”, comenta.

Segundo dados mostrados no texto e retirados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a obesidade atinge 18,9% dos brasileiros; O sobrepeso, 54%.  A faixa etária das pessoas em que a taxa da doença mais cresceu foi a dos jovens, cerca de 110% entre 2007 e 2017. No mesmo período, houve um aumento de 26,8% no índice de sobrepeso.

Em Santos, algumas instituições promovem ações voltadas aos tratamentos dessas doenças. A vice-presidente do Semesp destaca esse trabalho em prol da população. “Hoje, não só a Unisanta, mas muitas outras universidades já atendem um público que não é absorvido em sua totalidade. Um trabalho que já alivia e muito o sistema de saúde, evitando o seu colapso. Por isso, esse tipo de iniciativa do Governo é fundamental”, finaliza.