Com o objetivo de avaliar fisicamente funcionários e corpo docente, a Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) realizará, a partir desta terça-feira, dia 13 de setembro, projeto de orientação sobre peso corporal e obesidade.

Às terças-feiras, das 18h30 às 19h30, o chefe do Laboratório de Fisiologia do Exercício, dr. Ivan Piçarro, estará na Sala dos Professores do Bloco M do Campus, 1º andar, medindo a massa magra (músculo), gordura e peso ideal dos interessados. As pessoas que estiverem acima do peso poderão saber o grau de obesidade em que se encontram: leve, moderada, levemente moderada e mórbida. A partir disso, o professor poderá sugerir indicações de exames clínicos, exercícios aeróbios e dieta.

“O exame é simples, não invasivo e fornece informações necessárias para que o indivíduo possa balizar seu repertório de vida”, afirma o professor.
Além de Piçarro, fazem parte do projeto o coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício e professor da disciplina de Fisiologia Geral, Gilberto Monteiro, e cinco acadêmicos monitores do 3º e 4º ano da Fefesp, que estão recendo instruções dos professores. Futuramente, o projeto será aberto à comunidade.

Currículo – Piçarro tem pós-doutorado em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Lion, na França, e mestrado e doutorado na mesma área, pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM). É professor adjunto do Centro de Estudos da Unifesp-EPM e há 14 anos está no Departamento de Fisiologia do Futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras. Na Fefesp, é responsável pela disciplina de Fisiologia do Exercício.

Monteiro é mestrando em Fisiologia do Exercício pela Unifesp-EPM.