Formado na Faculdade de Odontologia da Unisanta em 2010, Nickollas Fernandes Mendes foi o primeiro  colocado no processo seletivo para residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacialdo Conjunto Hospitalar do Mandaqui, hospital de atendimento de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O odontologista atua no local como residente desde 2013, mas conheceu o ambiente de trabalho em 2012, quando foi estagiário.

Para a residência, Nickollas concorreu às duas vagas oferecidas com candidatos formados em universidades de todo o do País. Ele passou por duas fases de exame, sendo a primeira teórica e a segunda oral/prática. “A disputa foi difícil, com alunos de diversas faculdades do Brasil, entre elas Usp, Unicamp e algumas outras universidades públicas. Mas,  com a ajuda de Deus e tudo que aprendi na Unisanta, consegui a primeira colocação, garantindo minha vaga em uma das melhores residências do Brasil”.

Após formado, Nickollas decidiu trabalhar um ano para pegar experiência e ter certeza de qual caminho tomar. Assim que se formou, recebeu diversas propostas de emprego e trabalhou em cinco clínicas ao mesmo tempo, onde realizava todos os tipos de atendimento odontológico. Fez ainda um ano de estágio na Prefeitura de Praia Grande com um cirurgião Bucomaxilo.

Na área academia, sempre esteve engajado nas atividades da Faculdade de Odontologia. Foi representante de sala, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), presidente da Associação Atlética e do Diretório Acadêmico do curso. “Foram anos muito importantes, onde conheci muita gente e aprendi tudo o que precisava para sair e conseguir o meu espaço no mercado de trabalho”, afirma.

Ainda durante a Faculdade participou do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, que visa capacitar e informar a população de cidades do interior do Brasil, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. “Experiência que vou levar para toda minha vida e que recomendo para todas as pessoas que acreditam que podem fazer um mundo melhor”, explica o odontologista.

Aos acadêmicos,  Nickollas deixa um recado: “O principal conselho que tenho para dar é que aproveitem ao máximo os seus anos de faculdade. Saiam, se divirtam, façam amigos, mas principalmente, se dediquem. Esses anos serão decisivos e irão determinar quem você vai ser no futuro. Quanto mais você se dedica, maiores são as suas chances de sucesso. Entregue seus sonhos para Deus e faça sua parte, que tudo que você sonhar vai se realizar”.