O coordenador de Internacionalização e docente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas, integra um dos 36 grupos convidados a participar do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). A iniciativa é do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Entre os cinco eixos de pesquisa selecionados e que serão financiados, estão estudos sobre a redução da morbi-mortalidade por doenças e agravos não transmissíveis e o impacto da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos na saúde da população. Esse eixo trata de assuntos abordados no doutorado do Prof. Siqueiroli, realizado na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.

A pesquisa é realizada em parceria entre a Unisanta, a USP e Hospital AC Camargo e tem como objetivos:  o desenvolvimento de modelos de vigilância de agravos a saúde decorrentes de exposição a poluentes ambientais, contaminantes e resíduos atmosféricos; avaliação da sensibilização a agentes ambientais no desenvolvimento de doenças alérgicas e alterações genéticas na população;  as  estratégias de promoção e proteção da saúde relacionadas à geração e descarte de resíduos e exposição a poluentes e contaminantes ambientais.

Além do docente da Unisanta, participam do estudo o Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva, USP; Dra Mônica Valéria Marquezini, USP; Dra Monique Matsuda, USP e a Dra Dirce Carraro, AC Camargo.

Graduação – De acordo com Siquieroli, os estudantes da Unisanta também são beneficiados com o projeto. Dois Trabalhos de Conclusão de Curso de Ciências Biológicas foram desenvolvidos a partir da pesquisa e sob orientação do docente. Os trabalhos foram publicados na Revista Ceciliana, sendo um deles eleito o melhor trabalho publicado no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) e classificado entre os dez melhores do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC). Posteriormente, outros alunos poderão ser incluídos no projeto, na elaboração de publicações internacionais em parceria entre as instituições.