Baseada na nova tendência do uso de videogames, como acessório terapêutico na atenção a pacientes com as mais variadas disfunções corporais, a Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugurará o primeiro serviço de Recuperação Funcional Virtual Universitário da Região. A inauguração oficial será no dia 11 de agosto, às 10h, na Clínica Universitária de Fisioterapia, Rua Cesário Mota, 8 – 1º andar, BLOCO E, Santos – SP.

Hospitais do Canadá, Estados Unidos, Chile e países europeus estão utilizando oconsole Nintendo Wii, e vários de seus jogos, como mais um aliado no estímulo terapêutico e na diversificação das terapias, há alguns anos. Com controle sem fios, o Wii é capaz de detectar movimentos em três dimensões.

Algumas instituições de ensino de São Paulo estão usando o videogame em suas clínicas, e aqui em Santos, o fisioterapeuta Marcio Ribeiro Afonso, ex-aluno de Fisioterapia da Unisanta, possui em sua clínica um setor virtual.

O setor visa o atendimento a pacientes com lesões ortopédicas, traumatismos e pós-cirúrgicos primeiramente. Entretanto os pacientes adultos com sequelas neurológicas, pacientes amputados e crianças também poderão se beneficiar do equipamento.

O treinamento virtual já está sendo realizado pelos estagiários de Fisioterapia da área de Lesões do Aparelho Locomotor, supervisionados pelo Prof. José Luiz Portolez e pelo diretor da faculdade, Prof. Ivan Cheida, responsável pela introdução do novo setor na clínica da Unisanta.

Os alunos e professores estão selecionando os pacientes, que podem se beneficiar com o uso do equipamento e aplicando sessões, principalmente, com o objetivo de melhorar a coordenação motora, o equilíbrio corporal, resistência, força muscular e a cognição.