A Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com o apoio da indústria farmacêutica Eli Lilly, realiza a II Campanha de pré-detecção de Osteoporose. A avaliações (exames de ultrassom de calcâneo), serão realizadas de 16 a 27/11, das 9h às 17h, na Clínica de Fisioterapia da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, Bloco E, 1º andar, por meio de agendamento prévio.
Os interessados devem entrar em contato na Clinica, pelos telefones (13) 3202-7156 ou 3202-7111. As inscrições são gratuitas.
Indicação
Simples e rápido, o exame é indicado especialmente para mulheres acima de 35 anos, que na pós-menopausa tenham duas ou mais das seguintes características: fumante; cor branca ou amarela; vida sedentária; histórico familiar de osteoporose; realização de terapia com corticóides por mais de três meses; antecedência de fraturas de baixo impacto, ocorridas na idade adulta em coluna vertebral, fêmur ou punho.
Sobre a osteoporose
A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. Doença silenciosa e debilitante, que atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens, é um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte.
É conseqüência da perda de tecido ósseo que ocorre mais intensamente após a menopausa. Os custos de tratamento são altos e o impacto sócio-econômico é grande. Assim sendo, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas.
No Brasil, aproximadamente sete milhões de mulheres, ou seja, 30% das brasileiras que já passaram pela menopausa, convivem com esta doença.