Apresentando o tema “O social na Psicologia, a Psicologia no social”, o curso de Psicologia da Unisanta promove a 1.ª Jornada de Debates Contemporâneos com participação de profissionais da área e convidados. O evento é aberto ao público e acontece do dia 12 a 14 de setembro, no Auditório do bloco E da Universidade.

Confira a programação completa:

12 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)

MANHÃ

8h30 – O suicídio pode ser um pedido de ajuda?

Mediação: Profa. Ma. Roseane Cordeiro

Convidados:

Natália Quireza Lemos – Médica psiquiatra. Especialista pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria. É pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Albert Einstein e em Psiquiatria da Infância e Adolescência.

Sérgio Ferreira – Graduado em Direito, estudou Filosofia e Teologia no Instituto Anglicano de Estudos Teológicos. Participou de movimentos estudantis e sociais e também tem experiência em inteligência fiscal. É Reverendo da Igreja Anglicana – na Missão Anglicana da Bem Aventurada Virgem Maria, no Estuário em Santos.

Luciana França – Psicóloga clínica. É especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp. Tem experiência em saúde mental na Prefeitura Municipal de Santos. Fez aprimoramento em Psicoterapia para Pessoas Enlutadas pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu PUC-SP). Colaboradora no Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção ao Suicídio.

NOITE

19h – Abertura solene da jornada, com a presença da Alta Direção da Unisanta e do atual coordenador da subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira, José Ricardo Portela, representando o Conselho Regional de Psicologia (CRP SP).

Apresentação musical pelo Prof. Me. Breno Ayres

19h30 – Sofrimento, clínica e cuidado: um olhar sociopolítico

Mediação: Profa. Dra. Gisela Monteiro

Convidados:

Anderson Santos – Psicanalista e membro do Coletivo de Psicanálise na Praça Roosevelt. Especialista em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade pela Unifesp e mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Em 2020, foi organizador do livro “Guattari/Kogawa. Rádio livre. Autonomia. Japão”, lançado pela editora Sob Influência.

Ângelo Galdino da Silva – Estudante de Serviço Social na Unifesp e ex-morador de rua. É membro do grupo de pesquisa e extensão “DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos”, da Unifesp – Campus Baixada Santista. É o 1.º Secretário do Conselho Municipal sobre Drogas de Santos – COMAD, participa do Observatório Internacional de Práticas de Gestão Autônoma da Medicação (GAM) da Unifesp e também é membro da frente da luta antimanicomial da Baixada.

Patrícia Carvalho Silva – Graduada em Psicologia, pós-graduada em Análise Institucional, Esquizodrama e Esquizoanálise e mestra em Saúde Coletiva. É docente do curso de Psicologia da Unisanta e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Psicossociais na mesma instituição. Experiência em diferentes políticas públicas como psicóloga e gestora. Membro do coletivo ClínicAberta de Psicanálise de Santos.

13 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)

MANHÃ

8h30 – Atendimento psicossocial em emergências humanitárias

Mediação: Prof. Me. Antonio C. Simonian

Convidados:

André Vito Benites Silva – Bacharel em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco, com formações em Diplomacia Humanitária, Proteção Humanitária de Migrantes, Refugiados e Gestão de Projetos. Mestrando em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais pela PUC-SP. Trabalha com migrações internacionais e com desaparecimento nas migrações. É coordenador de Projetos Sociais na Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo no programa de Restabelecimento de Laços Familiares, projeto ganhador do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade de São Paulo em 2021. Foi voluntário em campos de refugiados nos territórios ocupados da Palestina.

Sara Cianelli dos Anjos Bittencourt – Graduada em Psicologia pela Unisantos e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro do Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências pelo Instituto de Psicologia Quatro Estações. Membro do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu PUC-SP), professora da Escola FATE para formação de Bombeiro Civil e voluntária da Rede SOS Global. Possui experiência em emergências e desastres em Cubatão, Itaoca, Timor-Leste, Indonésia, Brumadinho, Suzano e Petrópolis.

Patrícia Gorisch – Graduada em Direito e Letras pela Universidade Católica de Santos. Mestrado em Direito da Saúde pela Unisanta e doutorado em Direito Internacional Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Também é pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca (Espanha) e em Direito da Saúde pela Università Degli Studi di Messina (Itália). Atua como consultora mundial em ações e emergências humanitárias pela World Scout Movement – WOSM. Experiência em treinamentos e ações humanitárias nas Bahamas, Venezuela, Tailândia, Senegal e Moçambique.

NOITE

19h30 – O racismo pelo caminho: trajetórias acadêmicas, de vida e de trabalho

Mediação: Profa. Ma. Carla Borges

Convidados:

Amanda Rabelo – Jornalista pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Trabalha na Escola Politécnica da USP com planejamento de ações em redes sociais, divulgação científica e comunicação organizacional.

Letícia da Silva Moura – Psicóloga e mestra em Ciências da Saúde pela Unifesp. Trabalha no Caps de Cubatão e também é membro do Núcleo de Direitos Humanos no Conselho Regional de Psicologia como colaboradora na temática da Psicologia e as Relações Étnico-Raciais.

Marcelo Brito – Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Unesp, possui mestrado na área interdisciplinar em Ciências de Saúde pela Unifesp Baixada. Santista e é doutorando no Programa Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Possui experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva. Membro do Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais em Saúde Unifesp BS. Membro do grupo de pesquisa “Sociedade, cultura e o processo saúde-doença”, da USP.

14 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)

8h30 – Estratégia de redução de danos: conceitos e práticas

Mediação: Profa. Ma. Valéria Freitas

Convidados:

Luiz Henrique Passador – Doutor em Antropologia Social e docente da Unifesp Baixada Santista. Coordenador do “DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos”, da Unifesp – Campus Baixada Santista, vice-coordenador do Observatório Internacional de Práticas de Gestão Autônoma da Medicação (GAM) e representante da Unifesp no Conselho Municipal sobre Drogas de Santos – Comad.

Annie Louise Saboya Prado – Psicóloga, redutora de danos e professora de yoga e meditação. Possui experiência em políticas públicas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e SUS (Sistema Único de Saúde) e atualmente atua com Psicologia Clínica e em projetos comunitários. Está na atual gestão como conselheira e subcoordenadora da Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Também é membro do “DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos”, da Unifesp – Campus Baixada Santista. Militante antimanicomial e antiproibicionista.

Juliana Vicente de Freitas – Psicóloga e mestranda em Ensino em Ciências da Saúde na Unifesp – Campus Baixada Santista. Conselheira do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo pelo Conselho Regional de Psicologia. É membro do “DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos”, da Unifesp – Campus Baixada Santista e da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA.

NOITE

19h30 – A escuta psi das sexualidades: contribuições de outros campos

Mediação: Profa. Ma. Bárbara C. Souza Barbosa

Cristiane Gonçalves da Silva – Graduada em Ciências Sociais pela USP, mestre em Ciências Sociais pela PUC – SP, doutora em Psicologia Social pela USP e pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É professora da Unifesp – Campus Baixada Santista. Cocoordenadora do Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS. Tem atuação em pesquisa, ensino e extensão na interface entre saúde e educação.

Gabriela Andrade Ferreira de Sá – Graduada em Psicologia pela Unesp – Campus Assis, com especialização em Saúde Mental e Saúde Pública e pós-graduação em Redes de Atenção Psicossocial.

Thiago Marcel Moyano – Graduado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. É professor de literatura, língua inglesa e português como língua estrangeira, além de atuar como tradutor e intérprete para diversas mídias e organizações. Seus principais interesses de pesquisa são Gênero, Sexualidade, Migrações e Diásporas Contemporâneas.