O ex-aluno da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Vinicius Iamonti, apresentou sua tese Avaliação da potência e capacidade do metabolismo anaeróbio dos membros superiores em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Um estudo piloto, no Congresso Americano de Doenças Pulmonares, realizado pela American Thoracic Society, em San Diego (Califórnia), em maio deste ano.

O estudo faz parte do curso de Mestrado – disciplina Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – SP), onde o Iamonti é matriculado desde o começo de 2009.

No mês de setembro, foi publicado na revista italiana Monaldi Archives for Chest Disease, sobre Medicina e Reabilitação Cardiopulmonar, um artigo científico produzido pelo grupo de pesquisa do centro Reabilitação Pulmonar da Unifesp / SP, do qual Vinicius Iamonti é integrante desde 2005. O tema do trabalho foi Comprehensive exercise training improves ventilatory muscle function and reduces dyspnea perception in patients with COPD.

Trajetória – Formado em 2003, Vinicius Iamonti, foi presidente e fundador da Atlética da Fisioterapia da Unisanta. Em 2004, entrou para o curso de especialização em Pneumologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – SP) e, no ano seguinte, foi convidado para participar do grupo de pesquisa científica do Centro de Reabilitação Pulmonar (Unifesp/Lesf). A equipe desenvolve pesquisas na área de concentração de doenças pulmonares, especialmente a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), mas conhecida como enfisema pulmonar e/ou bronquite crônica. Em 2009, ingressou na Pós-Graduação (nível mestrado, disciplina de Pneumologia, da Unifesp – SP).

Agradecimento – Vinicius reconhece que sua trajetória vitoriosa é fruto do excelente formação acadêmica e pessoal oferecida pela Universidade Santa Cecília. “Gostaria de agradecer a Unisanta por toda ajuda prestada e retribuo todo auxílio levando comigo o nome da faculdade que me formei.”