O jornal A Tribuna foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo deste ano. As repórteres Tatiana Lopes, ex-aluna do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), e Suzana Fonseca fizeram uma série de reportagens sobre o caso de Alessandra Galvão dos Santos, que procurava sua família biológica na região. A série deu às jornalistas o Prêmio Esso de Jornalismo 2009 na categoria Interior.
Tatiana e Suzana venceram o maior prêmio da mídia impressa do País com uma série de matérias narrando a história de Alessandra, uma moça de 29 anos que, após descobrir ter sido seqüestrada ainda bebê, conseguiu reencontrar a mãe verdadeira.
O caso foi contado diariamente, e por duas semanas prendeu a atenção dos leitores. Após o resultado positivo do exame de DNA, a história teve repercussão nacional, e a reportagem foi veiculada no Fantástico, no dia 24 de maio.
Os vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo 2009 foram conhecidos no dia 8 de dezembro, em cerimônia no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
A matéria divulgando a premiação foi chamada de primeira página do jornal A Tribuna desta quarta-feira (9), e no caderno Baixada Santista, na página A-8.